Sábado de Carnaval foi de treinamento para a equipe do SAMU de Aquidauana
Publicado em 03/03/2019
Editoria: Saúde
Sábadão, aproveitar feriado prolongado, carnaval??? SÓ QUE NÃO...Treinar, treinar e treinar.
Esse foi o 1° Treinamento de Atendimento a Vítima de Acidente Automobilístico, com a nova coordenação do SAMU. Foram abordados 3 cenas de situação comum em Aquidauana e ajuda a aprimorar e aperfeiçoar conhecimentos em prol da população de Aquidauana e região.
Participaram do treinamento 98% do nosso efetivo de trabalho entre Técnicos de Enfermagem, Condutores e o novo Coordenador do SAMU Magno Firmo.
A equipe do SAMU que se divide em duas bases em Aquidauana, uma no prédio da UPA e outra No Hospital Regional Estácio Muniz conta com uma equipe especializada e duas viaturas de resgate. Um terceira viatura considerada reserva técnica também utilizada quando necessário.
Em setembro do ano passado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Aquidauana recebeu uma ambulância Mercedez nova, equipada com equipamentos importantes para dar sustenção as necessidades da equipe no momento do resgate de uma vitima, seja de acidente, esfaqueamento ou baleamento.
SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um serviço de atendimento médico brasileiro, utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986 que faz uso da mesma sigla "SAMU" — e é considerado por especialistas como o melhor do mundo.
O primeiro SAMU implantado no Brasil foi na cidade de Campinas, através do médico coordenador José Roberto Hansen. O Ministério da Saúde lançou, em 2003, a Política Nacional de Urgência e Emergência com o intuito de estruturar e organizar a rede de urgência e emergência no país.
Desde a publicação da portaria que instituiu essa política, o objetivo foi o de integrar a atenção às urgências.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como objetivo chegar precocemente a vítimas em situação de urgência ou emergência, que possam levar ao sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.