CORONAVÍRUS: AQUIDAUANA VAI INTENSIFICAR FISCALIZAÇÃO E MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Publicado em 13/04/2020
Editoria: Cidade
A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul anunciou que o Estado já se está na condição de transmissão comunitária do coronavírus. Hoje, 13, são 113 casos confirmados de Covid-19 e 04 óbitos causados pelo vírus.
Diante da gravidade e rapidez de contaminação com que o vírus tem se espalhado pelo Estado, inclusive, em cidades próximas à Aquidauana, como é o caso de Miranda e Campo Grande e do grande fluxo de visitantes que Aquidauana recebeu no feriado prolongado, ontem à noite, domingo, 12, a Administração Municipal convocou uma reunião de emergência do Comitê Municipal de Combate ao Covid-19.
A reunião aconteceu nesta manhã de segunda-feira, 13, com a equipe administrativa da prefeitura, jurídico, representantes das forças militares (Polícia Militar, Polícia Civil, Exército e Corpo de Bombeiros), do Conselho Municipal de Saúde, do Hospital Regional, da Câmara Municipal e da Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana.
Em decisão conjunta do comitê, ficou definido que maior rigor e fiscalização nos comércios, supermercados, lotéricas, conveniências e bares para cumprimento das normas de higiene e do toque de recolher, pois muitos estabelecimentos, principalmente, bares e conveniências, estão ficando abertos comercializando bebidas após o horário restrito, inclusive, com aglomeração de pessoas em mesas e cadeiras.
Policiais Militares, Policiais Civis e militares do Exército e do Corpo de Bombeiros irão compor com a equipe da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde uma patrulha volante para reforçar e redobrar a fiscalização nos estabelecimentos comerciais e orientação à população que estiver nas ruas circulando, já a partir da tarde desta segunda-feira, 13.
Em consenso na reunião, todos os membros do comitê apresentaram a preocupação com as filas gigantescas que se formam nas lotéricas e correspondentes bancários da cidade, onde mesmo com avisos sobre distanciamento social e rondas policiais e da vigilância sanitária, a população tem insistido e persistido na aglomeração nas filas.
A decisão do Comitê Municipal com a Prefeitura de Aquidauana é de intensificar a fiscalização, com notificações, multas e até a cassação do alvará de funcionamento dos locais que estiverem descumprindo o toque de recolher e as normas de higiene e prevenção ao coronavírus.
Conforme pontuaram os membros do Comitê Municipal, para não prejudicar quem trabalha à noite vendendo seus lanches, suas comidas e bebidas, houve a extensão do horário do toque de recolher, mas tem inúmeros lugares, inclusive, pontuados pelas forças policiais descumprindo o decreto.
No comércio, no mês de março, houve a flexibilização do horário de funcionamento com normas de higiene e de prevenção à serem seguidas com rigor pelos comerciantes, mas tem vários locais as normas. O que é mais preocupante é que a própria população não tem tomado cuidados de prevenção, com grande movimento nas ruas, filas e aglomerações.
O prefeito Odilon Ribeiro solicitou ao Exército e à PM apoio para novamente realizarem outras barreiras de controle sanitário nos próximos feriados que se aproximam: 21 de abril (Tiradentes) e 1º de maio (Dia do Trabalhador). A próxima barreira sanitária acontecerá de 17 a 21 de abril, haja vista, que dia 20 será ponto facultativo municipal e o fluxo de pessoas e veículos pode vir a aumentar.
Conforme decisão no comitê, caso a fiscalização da patrulha volante identificar o descumprimento das normas de higiene, de prevenção ao Covid-19 e ao toque de recolher, a Prefeitura de Aquidauana poderá novamente editar novo decreto alterando o horário do toque de recolher e novas restrições &39;apertando&39; o cerco de combate ao coronavírus no município, para o bem coletivo da população e preservação da saúde pública.
› FONTE: Agecom