Em MS, cerca de 72% dos casos de coronavírus não aparecem nas estatísticas oficiais
Publicado em 16/04/2020
Editoria: Saúde
Em Mato Grosso do Sul cerca de 72,2% dos casos de coronavírus são subnotificados, ou seja, não aparecem nas estatísticas oficiais. Segundo estimativa da NOIS (Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde), apenas 27,8% dos casos existentes no estado foram notificados.
Levando em conta os resultados deste estudo, Mato Grosso do Sul poderia ter ao menos 430 casos da doença. Oficialmente, conforme os números divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira, são 121 casos confirmados no Estado.
O estudo, publicado no dia 11 de abril, tem o intuito de mostrar os índices de notificações no Brasil e ressaltar que maior parte dos casos de coronavírus são subnotificados. Para os pesquisadores “a confirmação dos casos da Covid-19 é o principal dado para entendimento da evolução da
doença em uma região”.
Segundo o relatório, o alto índice de casos subnotificados pode passar a falsa ideia de que a doença foi controlada no país. Os pesquisadores explicam que com um numero de notificações próximo do real “as políticas de isolamento de infectados poderão ser mais efetivas, ao identificar locais de maior prevalência da epidemia”.
Considerando os dados publicados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) até o dia 10 de abril, a taxa de notificação média de MS é a melhor entre os outros estados e pelo menos três vezes maior do que a do Brasil, de 7,9%. Ainda assim o estudo ressalta a importância de realizar mais testes na população, para que haja uma avaliação melhor da situação de infectados e recursos hospitalares que devem ser usados para recuperação destas pessoas.
Coronavírus no MS – Segundo boletim epidemiológico da SES, até esta quarta-feira (15) haviam 121 casos confirmados no estado, sendo que 49 infectados estão em isolamento domiciliar e 14 internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Quatro pessoas infectadas por coronavírus morreram no estado.
› FONTE: Midiamax