Padre encontra oferenda na porta da Igreja Matriz em Aquidauana
Publicado em 05/06/2020
Editoria: Cidade
Velas, vinho, taças de cristal e foto de casal foram colocadas na porta da paróquia Imaculada Conceição, em Aquidauana
Pontualmente às 7h15, desde que começaram as restrições impostas pela pandemia, o padre Paulo do Nascimento Souza, fez a live do dia de orações e conversa com fieis de Aquidauana. Logo que encerrou, recebeu ligação pedindo que fosse até a frente da igreja. Se deparou com uma oferenda feito com taças de cristais, velas e garrafa de vinho.
Indignado, Padre Paulo fez a segunda live do dia. “Fazer despacho na porta da igreja é coisa de gente que não tem o que fazer, a gente respeita o sincretismo religioso, mas todas as pessoas têm que ter respeito”, disse no vídeo publicado em frente da paróquia Imaculada Conceição e já teve mais de 7,8 mil visualizações e recebeu cerca de 290 comentários.
Em frente da porta, foram posicionados duas taças de cristal, uma vazia e outra cheia de vinho. No meio, a garrafa da bebida com vela vermelha queimada no gargalo. Outras velas foram posicionadas no entorno. Dentro de um dos copos, a foto de um casal.
Em consulta a sites especializados, "despacho", atualmente, é pouco usual. Os umbandistas costumam usar o termo oferenda. A prática é uma maneira de entrar em contato com os orixás e com os guias para pedir algo, agradecer ou manter conexão com o mundo espiritual. O exemplo mais famoso disso são as entregas no mar a Iemanjá
O padre acredita que o trabalho tenha sido feito para salvar a relação do casal. “Eu tenho grande respeito por todas as religiões, todo mundo tem opção, ninguém tira de ninguém, mas minha indignação é essa, da ousadia, bem na porta central da igreja”.
A igreja tem 128 anos de fundação e em 2016 foi consagrada no Ano da Misericórdia. A porta ganhou status de Porta da Misericórida (ou Porta Santa), em que a passagem representa o recebimento de graça especial, a indulgência plena, fator a mais que causou a indignação do padre.
› FONTE: Com informações Campo Grande News