Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Reunião virtual inclui oficialmente Aquidauana na Campanha Sinal Vermelho

Publicado em 24/07/2020 Editoria: Cidade


Mais uma comarca do interior aderiu à campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com os tribunais de justiça, associações, além de outros órgãos públicos e privados.
 
Após reunião da juíza Helena Alice Machado Coelho, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, em conjunto com o magistrado Ronaldo Gonçalves Onofri, da comarca de Aquidauana, por videoconferência, na manhã desta sexta-feira (24), com autoridades locais e representantes de farmácias da cidade, o município de Aquidauana ingressa oficialmente na campanha.
 
O início do encontro se deu com os cumprimentos do juiz Ronaldo Onofri, que fez uma breve explanação sobre os motivos da reunião, informou que em Aquidauana são 18 farmácias em funcionamento, e passou a palavra para que a Coordenadora da Mulher fizesse uma explanação sobre o funcionamento da campanha.
 
A coordenadora frisou a importância da Campanha Sinal Vermelho, que conclama as farmácias a ajudarem no combate à violência doméstica, ressaltando que Maria da Penha, a mulher cujo nome foi utilizado para criar a considerada uma das três melhores leis de combate à violência doméstica do mundo, era farmacêutica.
 
Durante o encontro, a juíza reforçou o compromisso da Coordenadoria da Mulher no enfrentamento da violência doméstica em todo o Estado e nas mais variadas frentes, informando sobre outros materiais, meios e canais que podem ser buscados para auxiliar tanto vítimas, quanto entidades nesse combate.
 
O magistrado Ronaldo Onofri, por sua vez, esclareceu dúvidas de representantes das farmácias sobre a inclusão delas na campanha. “A respeito da adesão, será encaminhado para as farmácias um termo a ser assinado que depois será repassado por e-mail para a Coordenadoria da Mulher, formalizando a participação do estabelecimento”, explanou.
 
Além da juíza Coordenadora da Mulher e do magistrado da comarca de Aquidauana, a reunião virtual contou com a presença de representantes de farmácias da cidade, que já se manifestarem pelo ingresso na campanha, além de autoridades locais de saúde.
 
Saiba mais – A campanha "Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica" foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com os tribunais de justiça, associações, além de outros órgãos públicos e privados do país.
 
Segundo a juíza coordenadora Estadual da Mulher do TJMS, Helena Alice Machado Coelho, a iniciativa surgiu na Índia e a juíza Renata Gil, da AMB, juntamente com o CNJ, replicaram esta ideia no Brasil.
 
A campanha é muito simples, basta que a vítima se dirija até uma farmácia e mostre ao atendente o "X" vermelho na palma da mão para que, a farmácia acione o 190.
 
Uma proposta simples que está registrando grande adesão dos municípios, sobretudo das cidades onde a rede municipal de apoio tem feito este contato pessoal com as farmácias. Em Campo Grande, por exemplo, a assinatura do termo de adesão pelo prefeito Marquinhos Trad garantiu que 90 farmácias públicas municipais fizessem parte da campanha.
 
Nessa primeira fase, lembra a juíza Helena, a campanha acontecerá apenas dentro das farmácias, portanto a vítima deve se dirigir até a farmácia, seja ela pública, geralmente dentro dos postos de saúde, ou da rede privada.
 
Para o gestor público ou proprietário de farmácia, aderir é algo muito simples, basta assinar o termo de adesão e afixar um cartaz em cada estabelecimento. Em MS, basta enviar o termo de adesão assinado para o e-mail coordenadoriadamulher@tjms.jus.br. Para mais informações, basta ligar para 3314-1988.
 


› FONTE: TJ MS