Medalha Carlos Camisão deve homenagear pesquisadores da Guerra do Paraguai
Publicado em 08/04/2019
Editoria: Política
O professor/doutor Paulo Esselin, do curso de História da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), esteve na manhã desta segunda-feira (08.04.2019) reunido com os vereadores, membros das Comissões Permanentes da Câmara Municipal, na sala da Presidência.
Ele foi pedir apoio dos parlamentares para instituir a "Medalha Carlos Camisão, que se destina a homenagear estudantes, historiadores e pesquisadores da Guerra do Paraguai.
Essa honraria, aprovada pela Casa de Leis, é de iniciativa do ex-vereador Paulo Reis apresentada por meio de um projeto de lei.
Segundo o professor Paulo Esselin, que durante a reunião informou os vereadores sobre a realização do 5º Congresso Internacional de História Geral, a ser sediado em Aquidauana, no próximo dia 15 de maio, a ideia é incluir a Câmara de Aquidauana neste evento, que acontecerá no auditório da UFMS local.
"Queremos que a Casa de Leis participe desse Congresso, inclusive com a possibilidade de trazer palestrantes para fomentar a discussão sobre o tema - a história da Guerra do Paraguai", sugeriu.
Essa medalha, conforme comentou o professor Paulo, coordenador desse evento, poderia ser entregue todos os anos nesta data.
No entanto, pela lei aprovada pela Casa de Leis foi definido 11 de junho a homenagem, porém, existe possibilidade - com base numa "brecha jurídica" - de ser antecipado para 15 de maio.
Outro pedido do professor Paulo Esselin, que a Câmara Municipal interceda junto ao Governo do Estado a fim de transferir o Museu da Guerra do Paraguai, que se encontra instalado no Rio de Janeiro, para Mato Grosso do Sul com o objetivo de montar equipamentos e o acervo histórico, que servirão de consulta pública para os estudiosos e pesquisadores sobre esse importante tema.