Fumaça de incêndios faz aumentar 30% número de atendimentos por queixa respiratória em Corumbá
Publicado em 23/08/2021
Editoria: Cidade
Incêndios liberam fumaça, que invade município de Corumbá - Reprodução
A fumaça que toma conta nas últimas semanas de Corumbá, a 440km de Campo Grande, fez o número de atendimentos à pacientes com queixas respiratórias disparar 30%, segundo a secretaria municipal de saúde do município.
O tempo seco aliado aos ventos e calor excessivo fizeram a cidade pantaneira ficar cercada por focos de incêndio, que espalharam fumaça por toda a cidade.
Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Corumbá registrou 234 focos de incêndio nos últimos 7 dias e se tornou um dos municípios do país mais afetados pelo fogo.
Cuidados com a saúde
Os incêndios não destroem apenas a vegetação, mas a fumaça liberada pelo fogo é extremamente prejudicial à saúde. Portanto, neste período do ano, quando o tempo está seco e o ar fica tomado pelas fumaças, alguns cuidados com a saúde são necessários para evitar problemas mais sérios.
A saúde humana é afetada pelas queimadas porque a fumaça proveniente dela contém diversos elementos tóxicos.
A lista de problemas que as fu maças podem causar é grande: dor e ardência na garganta, tosse seca, cansaço, falta de ar, dificuldade para respirar, dor de cabeça, rouquidão e lacrimejamento e vermelhidão nos olhos estão entre os mais leves. Em casos mais graves, a pessoa pode desenvolver doenças como bronquite ou asma.
“Toda a população está sentido os efeitos das queimadas, como o aumento das temperaturas, o clima seco e a fumaça tóxica no ar. Temos que nos hidratar muito, e umidificar o ambiente, que pode ser feito com toalhas molhadas ou até mesmo um recipiente, como uma bacia, evitar exercício físico ao ar livre para não inalar a fumaça. E se necessário procurar atendimento médico nas Unidades de Saúde”, destacou o secretário municipal de saúde de Corumbá, Rogério dos Santos Leite.
Confira algumas dicas para amenizar o problema:
Manter boa hidratação (principalmente em crianças abaxo de 5 anos e idosos acima de 65)
Manter ambientes em casa e trabalho fechados, mas umidificados
Dieta leve, com ingestão de verduras, frutas e legumes
Pedido de ajuda
Neste fim de semana, a prefeitura de Corumbá pediu ajuda aos governos federal e do Mato Grosso do Sul para combater as queimadas no Pantanal. Com o período de seca, os incêndios florestais aumentaram na região e estão se aproximando de áreas habitadas. Nos últimos dias, a cidade chegou a ficar encoberta pela fumaça das queimadas.
Segundo o prefeito, Marcelo Iunes, a seca deste ano está maior que em 2020. Ele também pediu ajuda da bancada de parlamentares do estado para que uma base do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (ibama) permaneça no município de forma permanente.
› FONTE: Midiamax