Impacto ambiental em Bonito pode virar audiência pública no Senado
Publicado em 09/04/2019
Editoria: Política
O impacto ambiental causado nos rios de Bonito e região por plantações, construções irregulares e estradas feitas em áreas de preservação, tem chamado atenção principalmente dos políticos, pois a beleza natural de um dos principais destinos turísticos do mundo, pode estar ameaçado.
O senador Nelson Trad (PSD), apresentou documento para solicitar audiência pública no Senado Federal para discutir sobre o impacto ambiental na região.
Segundo o senador, é importante ouvir todas as partes para saber realmente como resolver. “O problema existe, a transparência das águas que sempre foram características de Bonito agora desaparece sempre que chove um pouco mais forte, e a lama demora cada vez mais para se dissipar”, falou durante pronunciamento na tribuna.
As águas antes cristalinas, agora estão turvas. De acordo com moradores da região, o crescimento agrícola desordenado, pois, em cinco anos a área de plantio praticamente dobrou, os drenos escavados pelos agricultores para escoar a água dos brejos da região, as estradas construídas há mais de 30 anos que já não atendem a demanda, o desmatamento de dois mil hectares nos últimos sete anos, a fiscalização deficitária e, além do turismo em Bonito, que vem crescendo a cada ano, passando de 80 mil há 10 anos para 240 mil pessoas por ano.
O senador falou que como coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul, está trabalhando para solucionar o problema. “O governador Reinaldo Azambuja também me disse que dará o apoio necessário, e já liberou R$ 5 milhões para realização de obras em estradas e fazendas para impedir que as águas da chuva e a terra que vem junto não cheguem aos rios. Temos que defender Bonito para que ele possa continuar sendo o melhor destino de ecoturismo do Brasil, tendo conquistado esse título por 15 vezes já”, completou.
O secretário de Indústria, Turismo e Comércio de Bonito, Augusto Barbosa Mariano, também explicou ao senador Trad sobre projeto protocolado na Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) em dezembro de 2018 para liberação de R$ 8 milhões para obras em Bonito.
Esse empreendimento servirá para construção de caixas de retenção para dar vazão as águas das chuvas das estradas, recuperação das matas ciliares, fechamento de áreas de Áreas de Preservação Ambiental e readequação das estradas para a demanda atual e peso dos veículos. “Vamos tentar conseguir a liberação deste recurso e assim garantir que as medidas emergenciais sejam executadas em Bonito”, afirmou o senador.
O pedido de audiência protocolado deverá ser avaliado nesta semana e, ainda, não há data definida.
› FONTE: Correio do Estado