Aquidauana promove cursos sobre atendimento em saúde mental
Publicado em 29/08/2021
Editoria: Cidade
A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU) está promovendo diversas atividades alusivas à campanha “Agosto Verde”, que é dedicada à prevenção aos problemas de saúde mental. Na sexta-feira, 27, duas palestras foram proferidas, no plenário da Câmara Municipal, com os temas “Psicologia do Esporte: Saúde Mental no Esporte” e “Acolhimento e Manejo da Dependência Química”.
O palestrante foi o psicólogo Renan Sene Pretti, formado em Psicologia pela UNIGRAM/Dourados e especializações em Saúde Mental e Dependência Química (UNIASELLVI/ SC) e Psicologia do Esporte (CEPPE/SP). Ele é adepto da psicanálise dinâmica e atende diferentes demandas no seu consultório, presencial e online e, atualmente, é psicólogo da Casa da Esperança e coordenador do CAPS AD, de Dourados.
Abrindo o dia de atividades, fez uso da palavra a secretária de Saúde, Cláudia Franco Fernandes, ressaltando a importância desta ação e a contínua busca do executivo municipal por capacitação para os profissionais que atuam diretamente com a população.
A psicóloga Suellen Arguelho, que coordena o programa de Saúde Mental da SESAU e atua diretamente no trabalho de prevenção ao suicídio, reforçou a importância dos temas e a atuação do poder público para entregar resultados positivos.
Já o professor Mário Augusto Portocarrero, discursou representando os educadores físicos e, lembrou que a saúde física está totalmente ligada à saúde mental e que, este que sempre foi um tema em destaque, se evidenciou ainda mais no período de isolamento imposto pela pandemia. Representando a Câmara Municipal, o vereador Clériton Alvarenga, que também é professor de educação física, participou das palestras.
Sobres os cursos:
Dependência Química - A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a dependência química como uma doença crônica e progressiva, ou seja, que piora com o passar do tempo, além de gerar outras doenças e ser fatal. É um transtorno mental caracterizado por um grupo de sinais e sintomas decorrentes do uso de drogas.
O SUS oferece atendimento ambulatorial, terapia, tratamento com remédios (se necessário) e internação (se necessária). Estes atendimentos são realizados através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) que prestam atendimento a pacientes com transtornos mentais ou dependentes de álcool e drogas e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) que conta com grupo de profissionais de saúde de várias especialidades e que auxiliam as equipes de Saúde da Família no atendimento aos dependentes de álcool e drogas.
Saúde Mental no Esporte - A saúde mental é fundamental na vida de qualquer cidadão comum e no esporte ela influencia significativamente a performance de um atleta. Equilíbrio emocional, concentração, autoconfiança, motivação e resiliência são alguns dos aspectos psicológicos necessários tanto nos treinamentos quanto no ambiente das competições.
Diante de uma derrota, lidar com os sentimentos de frustração, inerentes a esses momentos, exige preparação emocional não só do atleta, mas de todo ser humano, em qualquer situação. Daí a importância de darmos mais atenção à saúde mental, um termo que está relacionado à maneira como uma pessoa percebe e reage às exigências da vida, como ela harmoniza suas emoções, capacidades e desejos.
Ontem, sábado, 28, teve o curso: "Abordagem técnica a tentativas de suicídio”, com o intuito de promover a abordagem humanizada a tentativa de suicídio, e foi ministrado pelo Major Diógenes Martins Munhoz, referência nacional nesta especificidade da prevenção do suicídio.
PÚBLICO-ALVO: foram os policiais civis e militares, bombeiros civis e militares, guardas municipais, profissionais do SAMU, 9º Batalhão Carlos Camisão e outros profissionais ligados à área de urgência e emergência.
PALESTRANTE: Diógenes é major do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e autor do livro "Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio". Ele é formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, bacharel em Direito, Engenheiro Civil e Psicanalista, é instrutor da Escola Superior de Bombeiros desde 2003. Além disso, é idealizador e instrutor do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio.
› FONTE: Com Agecom