Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Imovel onde morou ex-presidente do Brasil está a venda em Aquidauana

Publicado em 30/10/2021 Editoria: Cidade


Patrimônio histórico a venda em Aquidauana. José Manuel Fontanilla Fragelli, faleceu aos 94 anos na madrugada de 30 de abril de 2010 em sua residência, em Aquidauana.
 
Ele comandou o Estado de Mato Grosso uno no período de 1970 a 1974, foi senador por Mato Grosso do Sul e presidente do Senado. tendo asumido interinamente a presidência da República. 
 
Em 22 de abril de 2016  faleceu a viúva de Fragelli e ex-primeira dama de Mato Grosso, Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli, também aos 94 anos.
 
Circula em rede social, que a residência onde morava o casal em Aquidauana, localizado na região da Praça Senhora da Imaculada Conceição, inicio da rua Marechal Mallet está a venda.
 
Um imóvel que tem importante história para contar, sobre a política do Brasil, de MT e do período pós divisão quando nasceu MS.  É com certeza uma página da memória desta hospitaleira Aquidauana.
 
Rubenio Marcelo: "O inesquecível José Fragelli"
 
José Manuel Fontanillas Fragelli – corumbaense, nasceu em 31/12/1915, e partiu desta existência na madrugada de 30/04/2010, em Aquidauana/MS. Foi advogado, promotor de justiça, deputado estadual, deputado federal, governador do Estado de Mato Grosso, senador e presidente do Congresso Nacional (1985/87), tendo assumido interinamente duas vezes a Presidência da República (em 1986). 
 
Foi também diretor do Colégio Osvaldo Cruz (referência no ensino campo-grandense). Autor de várias obras, pertenceu à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) ocupando a Cadeira nº 10, que possui atualmente Henrique de Medeiros como titular. Tive a satisfação de – através da nossa Academia – conviver por quase dez anos com o ilustre confrade José Fragelli.
 
Exemplar homem público, sincero e leal, cumpridor da palavra empenhada, Fragelli sempre foi um fiel incentivador das letras e das artes – homem sábio e verdadeiro, sabia o quanto a cultura é importante na formação humanista de um povo (e, assim, sempre a valorizou). Dentre tantas ações nesta área, financiou a série ‘Edições Acadêmicas’ da então Academia de Letras de Campo Grande, publicações importantíssimas para o sul do Estado (à época, MT uno). No ano de 1973, realizou em Cuiabá – com apoio da Academia Mato-Grossense de Letras – o I Encontro Mato-Grossense de Escritores.
 
Em 30/07/2007, aos 91 anos, José Fragelli proferiu, com muita lucidez, a sua última palestra na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Foi uma memorável cerimônia, franqueada ao público e à imprensa. E, na pauta de abertura do concorrido evento, eu – na condição de secretário-geral da ASL – tive a honra de saudar o inesquecível confrade, que, em seguida, discorreu sobre a sua íntegra trajetória política e cultural.
 
Pertencente à estirpe dos seres probos, pleno de virtudes, José Manuel F. Fragelli construiu a sua história e dignificou o seu viver. A propósito, acerca da sua biografia, cito, a seguir, alguns concisos e recentes depoimentos de companheiros da arte/cultura regional:
 
O acadêmico escritor Geraldo Ramon Pereira assim timbrou: “Todo político de hoje que tomasse como paradigma de conduta a vida pública e pessoal de um José Fragelli, participaria do necessário processo de resgate da moral e credibilidade da atual política caótica nacional”.
 
Já o acadêmico e jornalista Henrique de Medeiros disse: “José Fragelli foi um exemplo para todos. Foi amigo de minha família, e é um orgulho ocupar na ASL a cadeira que foi dele”. O acadêmico José Pedro Frazão atesta: “Fragelli é daqueles a quem o mundo respeita... o nosso confrade e amigo morreu com a mesma paz e a honra com que viveu”. 
 
Por sua vez, disse o escritor/poeta Elias Borges (da UBE-MS): “José Fragelli, homem de caráter ilibado, simples, nunca deixou que o poder lhe subisse às ventas, como se diz por aí”. Já o escritor e advogado Oswaldo Almeida assegura: “Grande cidadão dos dois Mato Grossos, do sul e do norte: José Fragelli, grande brasileiro”.
 
E o advogado e professor mato-grossense Benedito Pedro Dorileo (ex-reitor da UFMT) asseverou: “José Fragelli, homem-luzeiro que na vida soube qualificar exemplo de probidade na vida pública... Merece a mais incontida lembrança de todos os brasileiros. Que a sua memória perdure para sempre”.
 
Sim... que a sua memória seja sempre viva, emoldurando a sábia história: aquela que, com imparcialidade e lisura, não olvida a saga dos seus lídimos protagonistas. Assim seja.
 
Texto publicado pelo jornal Correio do Estado em 03/01/2017