Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Prédio histórico em Aquidauana onde Huck gravou Caldeirão pega fogo

Publicado em 25/12/2021 Editoria: Cidade


Incêndio na noite de Natal compromete estrutura da antiga Escola Modelo em Aquidauana (EE Antônio Corrêa)

Localizado na rua Teodoro Rondon no centro de Aquidauana, o prédio da antiga Escola Estadual Antônio Corrêa, também conhecida como Escola Modelo foi parcialmente destruído por um incêndio na noite de ontem, (24). O Corpo de Bombeiros de Aquidauana foi acionado por volta das 21h39.

O zelador do imóvel que mora no local com dois filhos narrou que ouviu barulho e percebeu as chamas que se alastravam pelo prédio considerado patrimônio histórico de Aquidauana.

Quando a primeira equipe de combate a incêndio chegou, as chamas estavam altas e ameaçavam os imóveis no entorno. Populares que estavam na Praça do Natal em frente ao local registraram diversas imagens do sinistro.

O imóvel serviu de cenário em 6 de abril de 2004 para gravação do programa Caldeirão do Huck que esteve na cidade para a entrega da sede do projeto Adote 1 Atleta no bairro Nova Aquidauana.

Em postagem na rede social, o professor Mauro de Oliveira que mantém uma Faculdade EAD em parte do imóvel, que ainda abriga outros projetos lamentou o incêndio. “Triste pelo colega Valter, pelas coisas da Prefeitura que foram destruídas! Graças ao PAI, o bloco da FAG e demais da ala direita do prédio, nossos competentes bombeiros conseguiram deter o fogo. Fato lastimável em pleno natal”.

Mauro destacou a necessidade de se levantar a cabeça e com fé em Deus tocar em frente. Ninguém ficou ferido. “O fato nos pegou de surpresa e agora é hora de unirmos forças”, escreveu.

Já o Marcelo que trabalha com reciclável através do Instituto INPA lamentou o incêndio e a destruição de uma parte do imóvel e também a perda de material do Grupo Capoeirista Cordão de Ouro que promovia atividades culturais no local.

Neste momento a solidariedade entra em cena e o Instituto INPA já colocou à disposição uma outra sala não atingida pelo incêndio, para que o grupo possa manter suas atividades culturais. “Teremos o maior prazer em atuar juntos”, disse Marcelo.

O prédio da antiga Escola Modelo como era conhecida é de 1930 e durante o período em que estava em plena atividade, muitos Aquidauanenses estudaram e se formaram na unidade de ensino.

Alguns destes ex-alunos estão usando da rede social para lamentar o sinistro que destruiu o forro, telhado e comprometeu a estrutura do prédio que agora passará por uma avaliação. As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas, devem ser investigadas pelas autoridades competentes.

A equipe do Corpo de Bombeiros de Aquidauana trabalhou por mais de 4 horas no local, para conter as chamas e proteger os imóveis no entorno. Foram utilizados em torno de 20 mil litros de água. A Unidade do CBM de Aquidauana utilizou 1 Unidade de Resgate, 1 Auto Bomba Rápido, 1 Auto Bomba Tanque e contou com o apoio de um caminhão pipa da Prefeitura de Aquidauana.

O Comando do 9° Batalhão de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro foi acionado e deixou um caminhão pipa e motorista em prontidão, caso fosse necessário, mas não foi preciso.

O Secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Aquidauana Archibald Macintyre, o Mac, acompanhou de perto a atuação dos bombeiros. A Policia Militar de Aquidauana utilizou viaturas para interditar a rua em frente a antiga escola, evitar o tráfego de veículos para garantir o deslocamento das viaturas em atividade no local e também dos homens do Bombeiros.

O prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro, disse que o fato entristece o nosso Natal e motiva a continuar protegendo nosso patrimônio histórico. “Além de inúmeras atividades realizadas ao longo do tempo no local, ainda mantínhamos um zelador para evitar a ação de vândalos. Agora é aguardar as investigações para saber o que deu início a este lamentável incêndio”, frisou o prefeito ao Portal de Aquidauana.