Câmara de Vereadores de Aquidauana homenageia PMs que evitaram suicídio
Publicado em 17/04/2019
Editoria: Cidade
A Cabo PM Rosemeire e Cabo PM Rozângela que, heroicamente evitaram que um cidadão cometesse suicídio, em uma ocorrência atendida na ponte que liga os municípios de Aquidauana e Anastácio, no último dia 28 de março, receberam Moção de Congratulações na manhã desta quarta-feira durante Sessão ordinária do Poder Legislativo de Aquidauana.
A Moção apresentada em plenário foi votada e aprovada por unanimidade. O Comandante do 7º Batalhão PM - Tenente-coronel Amaral a convite do vereador-presidente Mauro do Atlântico teve assento junto a Mesa Diretora no Plenário Estevão Alves Corrêa durante a sessão, até o intervalo regimental quando a Moção foi entregue para as homenageadas.
A Moção de Congratulações foi assinada pelos vereadores Mauro do Atlântico (presidente), Valter Neves (vice-presidente), Lenilda Damasceno (1ª secretária), Pastor Marcelo (2º secretário), Nilson Pontim (Líder do prefeito na Câmara), Anderson Meireles, Sebastiãozinho, Edinho Grance, Agnaldo da Saúde, Cláudio Alviço, Gabriel Silvério, Yossef Saliba e Moacir Pereira de Melo.
Ao usar da Tribuna do Legislativo, o comandante da PM de Aquidauana TC Amaral agradeceu iniciativa dos vereadores nesta homenagem às duas integrantes da PM e reconheceu a atuação positiva e firme da dupla.
Em sua opinião a homenagem representa o reconhecimento por parte da Casa de Leis ao trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a corporação na região.
Segundo o Tenente Coronel Amaral a Policia Militar de MS tem valorizado a competência e a Cabo PM Rosimeire Oshiro Alves e a Cabo PM Maria Rosângela Martins são duas policiais valorosas, pessoas comprometidas com a comunidade e que também se dedicam às suas famílias.
Pelo que consta a ponte nova infelizmente é um ponto onde ocorre este tipo de ocorrência e as PMs perceberam a situação e conseguiram convencer o homem a não se jogar da ponte nas águas do rio Aquidauana. O cidadão de 28 anos desistiu do auto-extermínio e recebeu atendimento médico no Hospital Regional de Aquidauana para onde foi levado por uma equipe do Corpo de Bombeiros.
Este fato ocorreu no dia 28 de março por volta das 18h30.
A instituição Policia Militar de Aquidauana através da assessoria de comunicação destacou que cônscias do dever e do juramento feito ao ingressarem na instituição Policia Militar, que é o de promover a paz e salvaguardar a vida e a incolumidade das pessoas, as valorosas profissionais imediatamente pararam na Ponte Antonio Trindade e iniciaram uma conversa com o homem que, sentado na beira da estrutura externa da ponte, apresentava visíveis sinais de que intentaria contra a própria vida.
Depois de meia hora de atendimento, junto a outras pessoas que se aproximaram, as policiais militares conseguiram acalmá-lo e desmotivá-lo. Passado o perigo maior, o Corpo de Bombeiros foi acionado para o encaminhamento do cidadão a uma Unidade de Saúde. "A presente ação refletiu a importância das mulheres guerreiras espalhadas em todo Brasil que, de forma incansável, cumprem suas missões".
Prevenção
Despontando entre os seis estados do país com as maiores taxas de mortalidade por suicídio, Mato Grosso do Sul ganha uma ferramenta para o trabalho de prevenção. Ontem (17.4) o secretario de Estado de Saúde, Geraldo Resende, instituiu o Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio de Mato Grosso do Sul.
Em 2017, a taxa de suicídio em Mato Grosso do Sul era de nove mortes em cada 100 mil habitantes. Desde 2015 somos o 3° estado com as maiores taxas dessa mortalidade. “O Comitê irá monitorar, acompanhar e avaliar as ações desenvolvidas para prevenção do suicídio até o fim de 2019. Vamos criar novas estratégias de prevenção”. Segundo Michelle Scarpin gerente da Rede Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde (SES) “Agora, serão instituídos grupos de trabalho regional que irão intensificar o debate, construir fluxos de atendimento e multiplicar a todos os profissionais as capacitações. Inicialmente serão 15 municípios”.