Sisu 2022: UEMS abre 72 vagas para três cursos em Aquidauana
Publicado em 07/02/2022
Editoria: Educação
Na Unidade de Aquidauana, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferta 72 vagas para os cursos de Agronomia (24 vagas), Zootecnia (24) e Engenharia Florestal (24), por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022.
Os cursos serão oferecidos em período integral, com 15 vagas de ampla concorrência, duas vagas reservadas para alunos indígenas, cinco vagas para alunos negros e duas vagas para residentes em MS. Somente poderão concorrer as vagas para os regimes de cotas para negros (pretos e pardos) e indígenas candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.
As inscrições para participação no Sisu são gratuitas e serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, de 15 a 18 de fevereiro de 2022.
A UEMS oferta 1142 vagas em 58 cursos de graduação SiSU 2022, em Unidades presentes em 14 cidades de MS, para os candidatos que participaram das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 (versão impressa, digital e reaplicação).
Sobre os cursos
O profissional formado em Agronomia poderá atuar em diferentes frentes de trabalho, como: órgãos de assistência técnica, assessoria e consultoria, públicos ou privados; professor universitário; empresas que desenvolvem e comercializam insumos, implementos e maquinários agrícolas; gestores de empresas rurais; órgãos de fiscalização; empresas de paisagismo e jardinagem; direção de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, experimentação, ensaio e divulgação técnica, extensão, sendo usualmente contratado por instituições públicas.
Os formados em Zootecnia serão responsáveis pelo estudo e controle da reprodução, aprimoramento genético e nutrição de animais criados com fins comerciais, que visam aumentar a produção e melhorar a qualidade dos produtos de origem animal. Realizam experiências com alimentação e pesquisam formas de garantir as condições de higiene e de prevenir e combater doenças e parasitas, para melhorar a saúde dos rebanhos e qualidade dos produtos derivados. Trabalham também como administradores rurais e planejadores de fazendas e instalações rurais.
O Engenheiro Florestal pode trabalhar em órgãos governamentais em atividades técnicas e científicas, em instituições de pesquisa e extensão, institutos de proteção ambiental, prefeituras municipais e secretarias estaduais. Na iniciativa privada desempenhará atividades em empresas de reflorestamento, indústrias madeireiras e moveleiras, celulose e papel, projetos ambientais, auditorias para certificação ambiental, empresas de mineração e recuperação de áreas degradadas.
Confira a tabela de vagas com os cursos ofertados pela UEMS (Clique aqui)
› FONTE: Assessoria