Cães para adoção responsável no Centro de Controle de Zoonoses de Anastácio
Publicado em 22/04/2019
Editoria: Saúde
O Centro de Controle de Zoonoses está disponibilizando para adoção responsável duas fêmeas adultas e um macho adulto, além de 4 filhotinhos, todos os animais estão saudáveis e negativos para leishmaniose.
A veterinária Suelen irá fazer uma entrevista com os possíveis adotantes, para que os cães tenham qualidade de vida, já que foram abandonados e a intenção é que não sofram abandono novamente.
Importante que a população tenha ciência sobre a posse responsável de qualquer animal doméstico, condição na qual o tutor tem por obrigação prover os alimentos, abrigo e a manutenção da saúde e bem estar do animal durante toda a vida.
Entre as inúmeras atribuições do CCZ do município, no que se refere a esses animais, o Centro só poderá receber animais quando houver o diagnóstico de zoonoses para a observação. Caso a zoonose seja descartada, o animal deverá ser devolvido ao proprietário.
Nos casos desta publicação, os animais foram abandonados e se os donos forem identificados, irão responder por maus-tratos. Atualmente a punição é de três meses a um ano.
Essa penalidade está na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998), que também impõe o pagamento de multa a quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, ainda que por negligência.
As instalações de canil e gatil do CCZ são adequadas para a Vigilância e Controle de Zoonoses de relevância para a saúde pública, jamais devem ser confundidas com abrigos de animais.
Os interessados deverão comparecer na Vigilância em Saúde e falar no setor do CCZ, que fica na Rua 27 de julho, 1440.
› FONTE: Assessoria