Prefeito e vereadores discutem atuação da ferrovia RUMO em Aquidauana
Publicado em 27/03/2022
Editoria: Cidade
Aconteceu durante a tarde de quarta-feira (23), no gabinete do prefeito Odilon Ribeiro, uma videoconferência com a senadora Soraya Thronicke, o representante da RUMO (empresa operadora de logística ferroviária) e o representante da SUDECO (Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste), de Brasília.
No gabinete em Aquidauana, participaram o prefeito Odilon Ribeiro, Wezer Lucarelli - presidente da Câmara Municipal, vereadores Reinaldo Kastanha, Clériton Alvarenga, Chico Tavares e o procurador jurídico do município, Heber Seba Queiróz. A reunião foi solicitada em Brasília pelo vereador Reinaldo Kastanha e agenda junto ao prefeito Odilon e demais vereadores.
A videoconferência teve por objetivo discutir as ações da empresa RUMO em Aquidauana, que é a responsável pela exploração da malha ferroviária e das áreas que pertenceram a antiga Rede Ferroviária Federal SA.
Há vários anos, Aquidauana sofre com o descaso e abandono da malha ferroviária, prédios e áreas que estão sob domínio da RUMO. As áreas que causam maiores transtornos, estado de total abandono e sujeira ficam localizadas no centro da cidade de Aquidauana e tem provocado uma série de transtornos à população e ao Poder Público Municipal.
Os vereadores e o prefeito durante a reunião, expuseram à senadora e ao represente da RUMO a atual situação que vive o município em relação a empresa.
O prefeito Odilon argumentou que a ferrovia nos últimos anos está um “abandono total”, inclusive do pátio da RUMO na área central da cidade. “Hoje, a RUMO ocupa uma área nobre do município localizada no centro da cidade e existe um total descaso da empresa na limpeza e manutenção do local. Tenho que deslocar a nossa equipe da prefeitura para fazer este serviço que não é de nossa responsabilidade. O local fica à mercê e serve até de esconderijo para consumo de drogas e pessoas de má índole”, afirmou Odilon.
O prefeito também disse do perigo que existe por conta do sucateamento da malha ferroviária. “Em dezembro do ano passado, tivemos um grande acidente no centro da cidade, o descarrilamento dos vagões de um trem de carga, que interditaram duas das principais ruas da cidade, prejudicando a nossa mobilidade. Também ocorreu outro acidente envolvendo um taxista e um dos veículos da empresa responsável pela linha férrea, por pouco não tivemos uma tragédia”, lembrou o prefeito.
O prefeito de Aquidauana também pontuou a dificuldade que o município enfrenta junto a empresa RUMO e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) para a liberação de duas ruas que passam pela área da empresa e que são fundamentais para melhorar o tráfego de veículos e pessoas, ligando o bairro ao centro da cidade.
Durante a reunião, o prefeito Odilon Ribeiro e vereadores cobraram uma ação efetiva da RUMO para que esta situação seja resolvida de uma vez por todas. “Aquidauana não merece isso, somos uma cidade de porte médio de MS, nossa população merece respeito, temos a nossa representatividade e vamos cobrar a empresa para que tome atitude”, pontuou o prefeito Odilon.
Reforçando as ações que devem ser tomadas pela RUMO em Aquidauana, o vereador Wezer Lucarreli disse da nova realidade de desenvolvimento que vive o município e que algumas mudanças são necessárias.
“A Prefeitura e a Câmara poderiam ceder uma outra área para que a empresa pudesse fazer suas manobras desafogando a área central da cidade e o município ocupasse o local que hoje está a malha ferroviária. Desde 2017, temos um projeto de abertura de uma rua, encaminhamos e dialogamos com os representantes da RUMO, mas, infelizmente, não prosseguiu esse projeto porque não temos garantia da execução por parte da Rumo”, disse o vereador-presidente Wezer.
Já a senadora Soraya, se comprometeu a procurar outros órgãos do Governo Federal e da própria RUMO que tenham competência para tratar desse assunto e dar andamento das solicitações feitas pelas autoridades municipais de Aquidauana.
Também foi solicitado a possibilidade da retirada da malha ferroviária do centro da cidade e abertura das duas ruas: Quintino Bocaíuva, no bairro Serraria ao bairro Guanandy; da rua Augusto Mascarenhas, no centro da cidade, entre a rua XV de Agosto, no bairro Alto.
Ao final da videoconferência ficou acertada uma nova reunião nesta segunda-feira (28), com o prefeito, vereadores, a equipe técnica da prefeitura, a senadora Soraya, representantes da RUMO para dar sequência às discussões na tentativa de solucionar a situação.
› FONTE: Agecom