Estreia da novela Pantanal agita MS e Aquidauana com imenso sucesso
Publicado em 29/03/2022
Editoria: Arte e Cultura
É inegável o sucesso que foi a estreia da novela Pantanal, tanto para a emissora Rede Globo, quanto para o estado de Mato Grosso do Sul e, claro, para a cidade que abriga as gravações do folhetim, Aquidauana. Pantanal além de conquistou excelente audiência e fez “Aquidauana virar coisa de novela”.
Aquidauana literalmente “parou” para assistir a estreia da novela Pantanal. Seja nas casas, nos comércios noturnos e, na Praça dos Estudantes, em um telão de LED disponibilizado pela Prefeitura Municipal, a população se concentrou para contemplar a novela.
“Não podíamos deixar de fazer essa festa para comemorar a estreia da novela. Aquidauana está brilhando nas telas da TV no Brasil e no Mundo. A novela marca a história da nossa cidade e faz uma imensa propaganda do nosso Pantanal, do nosso Mirante do Paxixi, da Serra de Maracaju, do nosso belo MS. A novela ajuda a destacar a importância de todos ajudarem a preservar o Pantanal, de respeitar e cuidar desse patrimônio natural”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
O prefeito Odilon ainda lembrou que, “a economia da cidade no ramo do turismo, dos serviços de hospedagem e gastronomia estão pulsando forte desde começaram as gravações da trama e, com certeza, irão aumentar durante e após a novela”. “Sem dúvidas, brasileiros e estrangeiros irão vir para Aquidauana, para MS, para conhecer de perto, sentir o calor e o pulsar do Pantanal, se encantar com a nossa natureza exuberante. Não é apenas uma novela, é a maior propaganda que o nosso Pantanal e a nossa região poderia ter. A nossa natureza é exuberante e merece esse registro, essa homenagem e fazer sucesso”, completou o prefeito.
Para comemorar a estreia da novela, que durante vários meses, desde setembro do ano passado, vem sendo gravada em cerca de sete fazendas pantaneiras de Aquidauana, passando pelo distrito de Camisão e na Serra de Maracaju e Mirante do Paxixi, a Prefeitura de Aquidauana disponibilizou uma estrutura ao ar livre na Praça dos Estudantes.
Foram colocadas cerca de 500 cadeiras, tenda, telão de LED, comida de comitiva, barracas de artesanatos e bebidas e comidas típicas. Feirantes e a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR), com apoio das demais secretaria preparou tudo na praça para receber o público. Vereadores, secretários municipais e famílias inteiras foram prestigiar a estreia da novela na praça.
A dupla Brendo & Vinícius, Juliana Monteiro cantaram belas modas pra animar o público e, ainda, o grupo de dança "Os Taboqueiros" também se apresentaram na praça. A festa começou por volta das 18 horas e mais de 1 mil pessoas passaram pela praça para prestigiar a estreia da novela.
A cada cena do belo Pantanal, do Morro do Paxixi, do ecoar do berrante e da boiada o público vibrava, aplaudia e gritava, ovacionando e demonstrando total encanto pelas cenas da novela, cujo capítulo de estreia durou das 20h17min às 21h47min, ou seja, 1h30min de duração.
Contando a história de Zé Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira), o folhetim marcou 26.7 pontos de média de audiência e o pico chegou a 30.3 pontos, às 22h24min, segundo os dados do Kantar Ibope. Em comparação com a última novela, “Um Lugar ao Sol”, Pantanal alcançou 25 pontos no primeiro capítulo. Vale lembrar que, cada ponto do Ibope equivale a 74.666 televisores ligados na grande São Paulo.
O sucesso da estreia de Pantanal se deu graças a beleza imponente da região pantaneira que preencheu com maestria as telas, somada à atuação dos atores escolhidos e, também, pela qualidade técnica das gravações e da fotografia da novela, tão bem realizadas com auxílio da tecnologia.
AMBULANTES EM FESTA
Em Aquidauana, com a estreia da novela Pantanal em praça pública, os vendedores ambulantes e feirantes tiveram motivos de sobra para comemorar, pois venderam super bem.
A maioria dos ambulantes e feirantes conseguiram vender todos seus produtos, principalmente, na parte de alimentação. Artesãos, além de exporem suas peças, ganhando visibilidade, também tiveram várias encomendas solicitadas durante o evento.
O giro comercial na praça garantiu renda extra, em plena noite de segunda-feira, para todos os ambulantes, comércios perto da praça e para os feirantes. Inclusive, fez sucesso também as comitivas que foram vender as comidas pantaneiras (feijão gordo, arroz de carreteiro, macarrão tropeiro e a carne oreada) e, nem bem começou a novela, elas já estavam de panelas vazias, pois tinham vendido tudo.
MENSAGEM DOS ARTISTAS
O público na praça e nas redes sociais se surpreenderam com as mensagens dos artistas Marcos Palmeira (Zé Leôncio), Alanis Guillen (Juma no remake) e Cristiana Oliveira (Juma, na primeira versão da novela), gravadas especialmente para a população de Aquidauana e de MS.
Os vídeos foram pedidos pela equipe da Agência de Comunicação (AGECOM) da Prefeitura de Aquidauana aos atores e à produção da novela. De forma espontânea e super simpática, os atores enviaram os vídeos que contagiaram o público e viralizaram nas redes sociais.
Os três vídeos foram veiculados no início da noite e nas redes sociais bateram mais de 86 mil pessoas alcançadas em menos de 12 horas de publicação, mais de 700 compartilhamentos da página da prefeitura e milhares de reações e comentários.
› FONTE: Fonte: AGECOM