Empatia e respeito à diversidade são temas de Fórum de Educação em Anastácio
Publicado em 24/04/2019
Editoria: Educação
Acontece no próximo sábado, 27 de abril, o XVI Fórum de Educação Interativa e Interdisciplinar da Secretaria Municipal de Educação, com a palestra "A Educação Especial no Âmbito das Competências de Empatia e Cooperação da BNCC", tendo como palestrante, o deputado estadual, professor Pedro Kemp, que é psicólogo e Mestre em Educação pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O público alvo é estagiários, monitores que atuam com alunos especiais, coordenadores pedagógicos e diretores. Na avaliação de especialistas, para que a BNCC saia do papel será necessário, entre outras ações, a formação e a valorização desses profissionais que, na ponta serão os responsáveis para que essas mudanças cheguem aos estudantes.
Exercitar a empatia, o diálogo, a cooperação e o respeito deverá fazer parte do cotidiano das escolas. Além disso, os estudantes deverão acolher e valorizar a diversidade. Estas são algumas competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deverão servir de orientação para todas as escolas públicas e particulares do país. Além de definir o que deve ser aprendido a cada ano, em cada área de conhecimento, a BNCC define dez competências gerais, que deverão ser desenvolvidas em todas as disciplinas ao longo da vida escolar do estudante.
Entre essas competências, está a necessidade das escolas serem capazes de fazer os estudantes se conhecerem, apreciar-se e cuidar da sua saúde física e mental, reconhecendo suas emoções e dos outros. O objetivo é atingir a chamada formação humana integral, mostrando que não existe separação entre cognitiva, socioemocionais e comunicacionais. São [habilidades] gerais, não tem como separar uma da outra, a criança precisa aprender a ser solidária, respeitar o outro, ter responsabilidade, a saber conviver. Ela precisa aprender a ler e resolver problemas, a ser cidadã do mundo, a respeitar a diversidade e a se comunicar.
&119823;&119838;&119837;&119851;&119848; &119818;&119838;&119846;&119849;: Na década de 90, o parlamentar tornou-se professor concursado da rede pública estadual de educação e iniciou o trabalho que se consolidou como uma das marcas de seu mandato : a atuação na educação especial. Ele é autor da Lei Estadual 4.830/2016 que institui o 30 de março como “Dia Estadual da Educação Especial”, uma forma de prestar homenagem a todos os profissionais, familiares e segmentos da sociedade organizada envolvidos com o processo de escolarização da pessoa com deficiência, especialmente com a superação das desigualdades e preconceitos da sociedade e com o fortalecimento das novas políticas de inserção e cidadania, para assim garantir a efetivação da chamada educação inclusiva.
› FONTE: Assessoria