Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Atendente do McDonald’s baleado por Bombeiro no Rio perde o rim esquerdo

Publicado em 10/05/2022 Editoria: Brasil


Foto reprodução TV globo

Foto reprodução TV globo

Defesa do sargento do Corpo de Bombeiros afirma que o disparo foi acidental. Imagens de câmeras de segurança mostram a confusão que terminou com Mateus baleado.
 
O atendente de uma lanchonete do McDonald’s na Taquara, na Zona Oeste do Rio, que foi baleado por um bombeiro, perdeu o rim esquerdo, segundo a família. Mateus Domingues Carvalho, de 21 anos, segue internado no Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. O estado de saúde dele é estável.
 
A defesa do sargento do Corpo de Bombeiros afirma que o disparo foi acidental. O sargento Paulo César de Souza Albuquerque se apresentou na 32ªDP (Taquara), que investiga o caso, prestou depoimento e foi liberado. A Justiça negou o pedido de prisão dele.
 
“O disparo foi acidental. Se ele quisesse atirar, se ele tivesse a intenção de matar, ele já entrava no estabelecimento atirando. Mas não foi isso que aconteceu. Os seguranças vão atrás dele. Depois que os seguranças vão atrás dele a câmera não mostra. Ele sacando de arma. O disparo, de fato, foi acidental, e isso vai ficar claro no curso do processo penal”, afirmou o advogado Sandro Figueiredo, responsável pela defesa do militar.
 
Na decisão, a juíza Isabel Teresa Pinto Coelho Diniz, do plantão judicial, cita que a prisão temporária é “medida excepcionalíssima, devendo ser usada apenas quando houver elementos concretos de autoria”.
 
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que o militar responderá pelos seus atos na justiça comum. A corporação também determinou a suspensão do porte e posse de armas de Paulo César, além da instauração de um inquérito para apurar a conduta do sargento.
 
Imagens de câmeras de segurança mostram a confusão que terminou com Mateus baleado. O vídeo mostra o bombeiro dando um soco em Matheus, que reage com um tapa. Momentos depois, o atendente é baleado e cai no chão.
 
Briga por cupom de desconto
 
As imagens mostram os dois conversando inicialmente. Mateus sentado dentro da loja fala com o bombeiro, que está de pé, do outro lado da janela. De repente, Paulo César abre o que parece ser uma porta, passa o braço pela janela e dá um tapa em Mateus, que rapidamente revida.
 
O bombeiro, então, dá a volta e entra no McDonald&39;s, com a arma na mão, como mostra a gravação de uma câmera do interior da loja. Algumas pessoas tentam impedir que ele avance, em vão.
 
O militar chega onde está o atendente, com arma em punho. No vídeo dá para ver Mateus caindo no chão e sendo acudido por um colega; enquanto o atirador sai caminhando calmamente, ao lado de uma mulher e um homem de casaco laranja e boné – que havia entrado atrás dele na loja e presenciou o crime.
 
O atendente saiu de Minas Gerais há cinco anos para trabalhar e juntar dinheiro a fim de pagar um sonhado curso de veterinária, segundo a família.
 
De acordo com Marcela Costa, tia do jovem, os parentes temiam pela segurança de Mateus por causa do horário de trabalho. Ela conta que ele tinha consciência de que o horário era perigoso, mas precisava do emprego. “O sonho dele é pagar a faculdade e fazer veterinária. Ele teve que parar de estudar porque precisava trabalhar. Porque senão tinha como. Era uma coisa ou outra. Então ele optou por trabalhar”, disse Marcela.
 


› FONTE: G1