Rádio ALEMS aborda as lesões provocadas durante o crossfit
Publicado em 16/05/2022
Editoria: Esporte
O crossfit é uma das modalidades que vem ganhando cada vez mais adeptos. Tem o objetivo de dar força e resistência ao praticante, mas, se praticado de forma inadequada, pode causar lesões e dores no praticante. Para falar mais sobre esse assunto, o Programa Vida Saudável da Rádio ALEMS, que vai ao ar nesta segunda-feira (16), traz uma entrevista com o médico ortopedista, especialista em joelhos, Roberto Cisneros.
Estudo desenvolvido no Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício da Universidade do Estado de Santa Catarina em 2018 realizou uma revisão sistêmica do perfil de lesões entre os praticantes de crossfit e concluiu que a taxa de lesão variou de 1,94 a 3,1 lesões a cada 1.000 horas de treinamento, o que é considerado uma incidência baixa. Como comparação, "foram encontradas taxas de 2,3 a 33 lesões na corrida de rua, 2,5 no handebol, 5,4 no triatlo, 5,45 na ginástica, 9,6 no futebol e 26,7 no rugby, a cada 1.000 horas de treinamento", como explicam os pesquisadores.
Neste mesmo estudo, foi apontado que as regiões do corpo mais acometidas por lesões foram os ombros, seguidos pelas costas e joelhos, com cotovelos também afetados. “O aparecimento de dores em joelho em atletas praticantes do crossfit são muito mais decorrentes da prática esportiva errada e aqui, leia-se como ‘erradas’, as sobrecargas articulares impostas a um joelho não protegido adequadamente por sua estrutura músculo ligamentar, ou não treinada e desenvolvida para aquele nível de trabalho físico imposto”, explica o especialista.
Assim, a frequência, repetitividade, nível de cargas exageradas, bem como a prática do esporte em grupos de atletas, levando em consideração a idade, peso e nível esportivo, podem acrescentar os ingredientes essenciais para o desenvolvimento de um sofrimento articular, podendo ser seguido logo ou mais tardiamente pela dor. Dessa forma, o médico orienta: “se estiver praticando alguma atividade no crossfit e sentir dores, estalos ou crepitações no joelho ou em outra parte do corpo, interrompa o exercício e procure um especialista”.
O diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais para se evitar o agravamento de possíveis lesões nos tendões, cartilagens e muitas delas podem ser de difícil tratamento e também de recuperação. Cisneros salienta que, para o início de qualquer atividade esportiva, deve-se passar por uma avaliação para que o especialista possa quantificar e enquadrá-la adequadamente dentro da modalidade. “O Crossfit é muito interessante, principalmente para quem acha a musculação monótona. Porém, o grande problema para quem não tem um condicionamento básico é que os treinos muitas vezes exigem mais da pessoa do que realmente ela conseguiria suportar, tornando-se uma atividade com grande potencial de lesão”, alerta.
É um mito pensar que após se lesionar, a pessoa não possa retornar às atividades de crossfit. Doutor Cisneros afirma que o objetivo do tratamento médico ortopédico é recolocar o indivíduo no mesmo nível esportivo em que se encontrava antes de se lesar e isso é feito com cirurgias seguidas de reabilitações ou somente com reabilitações.
Segundo ele, o que deve ser levado em consideração neste retorno é, a princípio, um diagnóstico correto do tipo e nível da lesão, a instituição do melhor tratamento para àquela lesão, a participação e a colaboração efetiva do paciente na reabilitação, e finalmente o treino e recolocação física do atleta no esporte.
Para acessar e ouvir o Programa Vida Saudável,
clique aqui.
› FONTE: Agência ALEMS