Cristo Redentor (RJ) veste hoje a camisa do Movimento Vacina Brasil
Publicado em 03/05/2019
Editoria: Saúde
Nesta sexta-feira (03), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, aciona as luzes no monumento. Um dos objetivos é mobilizar a população para o Dia D de vacinação contra a influenza
Um dos monumentos mais conhecidos mundialmente, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, será iluminado nesta sexta-feira (03/05), com as principais cores do Movimento Vacina Brasil “É mais proteção para todos”.
A ação tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia e chamar o público prioritário para o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, que acontece, neste sábado (04/05), em todo o país.
Também neste dia, será feita a projeção no prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na Avenida Paulista (SP). O prédio abriga a primeira Galeria de Arte Digital a céu aberto da América Latina.
O Movimento Vacinal Brasil é uma iniciativa do Governo Federal para reverter o quadro de quedas das coberturas vacinais no país nos últimos anos. O projeto será expandido ao logo de todo o ano, não apenas durante as campanhas de vacinação.
A ideia é reunir uma série de ações integradas entre órgãos públicos e empresa, para conscientizar cada vez mais a população sobre a importância da vacinação como medida de saúde pública e desmitificar a campanha de fake news contra as vacinas.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza “Não Coloque a sua vida e a de quem você ama em risco. Vacine contra a gripe”, tidosos (maior de 60 anos), crianças de seis meses a menores de 6 anos, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, gestantes, povos indígenas, população provada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas, professores da rede pública e privada e pessoal das forças de segurança e salvamento.
O Dia de D de mobilização, que acontece amanhã, sábado (04/5), é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde. O objetivo é reforçar a importância da vacinação, dos grupos prioritários, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse dia, todas os 41,8 mil postos de vacinação do país estarão abertos.
Vacine-se contra a gripe antes de chegar o inverno
A vacina contra influenza oferecida neste ano, protege contra três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, seguindo a determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem a vacina, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).
A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.
› FONTE: Com Agência Saúde