Após ficar longos períodos agindo como criança, Tadeu decide sair em defesa de Zefa na novela
O incômodo dos espectadores de Pantanal com Tadeu (José Loreto) já está ultrapassando os limites, mas o peão está prestes a assumir uma nova postura na novela das nove, sobretudo após ele perceber que Zefa (Paula Barbosa) está se afundando de tristeza por causa da ausência de uma pessoa para apoiá-la nas horas ruins.
Os problemas ficarão ainda maiores nos próximos capítulos, afinal Zefa será completamente difamada por Renato (Gabriel Santana) em uma cena lamentável e ainda será expulsa por José Leôncio (Marcos Palmeira) da fazenda. Indignado com a atitude do "rei do gado", Tadeu decide confrontá-lo e cria uma situação ainda mais complexa, pois o fazendeiro ameaça deserdar o rapaz se ele continuar o contrariando.
No entanto, Tadeu permanece irredutível após concluir que não pode mais deixar Zefa sofrer. Exatamente por isso, ele sai em busca da amada e garante que ela pode confiar em suas boas intenções, até mesmo se o assunto for casamento. O desafio não será dos mais fáceis, pois Zefa está desacreditada de praticamente tudo devido aos fracassos consecutivos nas casas de José Leôncio e Tenório, entrando para a lista dos personagens com maior índice de sofrimento de todo o folhetim.
Juntos, Tadeu e Zefa encontram um caminho para a paz, mas precisam enfrentar os perigos constantes da guerra entre José Leôncio e Tenório. A única forma de derrotar o grileiro será unir toda a equipe, portanto Tadeu precisará se entender com o pai, resolver sua situação com a amada e garantir a força total no confronto.