Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Família resgata cultura pantaneira em região conhecida pelo ecoturismo

Publicado em 28/09/2022 Editoria: Turismo


Em alusão ao Dia Mundial do Turismo, Sebrae mostra ações voltadas ao setor e compartilha trajetória de sucesso da Cavalgada Recanto do Peão, de Bonito
 
A vida de Thayanni Ribeiro, que é empresária do setor turístico, sempre foi muito ligada à natureza. Com sua família, a empreendedora morou por 10 anos na região do Nabileque, no Pantanal Sul, área localizada entre a Serra da Bodoquena e o rio Paraguai, onde já ocorreram grandes cheias.
 
E foi esse o fator que levou a empresária a perder grande parte de sua criação de gado, em meados de 2014. No mesmo ano, junto de seu marido, João Maicon, e dos filhos, Thayanni decidiu vender tudo que tinha e retornar a Bonito, sua terra natal, para inovar e ingressar no mundo do empreendedorismo.
 
“No Pantanal, existiam as comitivas, que eram uma vivência nossa. Quando voltamos para Bonito, procuramos fazer algo relacionado e nossa paixão por cavalos nos levou a pensar na experiência da cavalgada. Foi então que buscamos o Sebrae/MS para abrirmos o MEI (microempreendedor individual) e iniciarmos a prestação deste serviço”, comentou Thayanni recordando o início da Cavalgada Recanto do Peão.
 
A partir de então, com os cavalos comprados, Thayanni passou a oferecer o passeio e a experiência da vida pantaneira na “Estrada Boiadeira” da cidade, local muito utilizado pelas comitivas que cruzam o município. Contudo, a empresária notou a necessidade de um atrativo turístico inédito, que se destacasse no catálogo de serviços oferecidos em Bonito. Assim, nasceu a cavalgada noturna, que ainda conta com um jantar típico pantaneiro servido ao final do passeio, na fazenda da família. O local é onde ocorrem os passeios atualmente e o sucesso foi garantido.
 
Segundo Thayanni, que também lida com a gestão do empreendimento, a parceria com o Sebrae, por meio de consultorias em atendimento ao cliente, finanças, marketing e outras capacitações garantem que seu negócio esteja sempre atualizado e competitivo junto ao mercado. “Minha parceria começou por meio da abertura do MEI e dura até hoje. Estou sempre em contato com os analistas para participar de capacitações. A última delas foi a caravana ABAV, que nos levou ao Pernambuco para expor nossos produtos”, afirmou Thayanni.
 
 
Ações do Sebrae para o turismo
 
O Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, relembra a importância de trajetórias como a de Thayanni Ribeiro com a Cavalgada Recanto do Peão, um empreendimento de sucesso que contribui para a geração de emprego e renda no município de Bonito. Assim como a família Ribeiro, os funcionários que lidam com o cuidado dos animais também colhem os frutos do sucesso do negócio. Por entender a importância deste setor para a economia, o Sebrae/MS possui uma vasta contribuição com ações e projetos estratégicos para profissionalizar, fortalecer e estimular o setor.
 
Em 2022, uma das ações de destaque do Sebrae/MS é o Polo de Referência e Disseminação de Conhecimento no Ecoturismo, conhecido como “Polo Sebrae de Ecoturismo” – um centro de referência para o turismo sustentável no País, localizado na Unidade Regional do Sebrae em Bonito. A iniciativa dá suporte às práticas de valorização e preservação de recursos naturais e fomenta oportunidades de negócios turísticos.
 
A empresária Thayanni Ribeiro também foi acompanhada pelo Polo e participou da série “Negócio no Ecoturismo”, que apresenta as principais atividades de Ecoturismo. 
 
Além do Polo, em 2022, o turismo na região central de MS – a rota “Caminho dos Ipês” –, ganhou um reforço com o programa Transforma Turismo. Interessados em empreender no setor e empresários de Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo e Terenos vêm participando de capacitações, onde aprendem a ofertar serviços junto às agências especializadas, formatar produtos e experiências atrativas, organizar roteiros e inserir o negócio nas plataformas digitais. O objetivo é torná-los mais competitivos no mercado.
 
O Sebrae também possui programas voltados ao desenvolvimento local, que possuem eixos onde o Turismo é o foco, a exemplo do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, executado em Mato Grosso do Sul desde o ano passado em 12 municípios.
 
O trabalho inclui ações voltadas ao turismo de base comunitária em localidades a partir do apoio do Sebrae/MS e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul; acompanhamento de empresas de Aquidauana, Miranda e Corumbá para desenvolver produtos turísticos para públicos do Brasil e do exterior; Curso Gastronômico Pantaneiro em Sonora, Coxim e Rio Verde de Mato Grosso; consultoria para desenvolver atrativos turísticos, além de ações para promoção de destinos turísticos no Pantanal.
 
E, para auxiliar alguns municípios a alavancarem o setor aliando à conservação do meio ambiente, o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, tem realizado um trabalho em conjunto com as gestões municipais e empresários para consolidar cada região como destino turístico sustentável. Nesse contexto, uma das iniciativas é o seminário “Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do Turismo” realizado em 11 municípios integrantes do programa. De fevereiro a julho deste ano, o encontro foi promovido em Amambai, Costa Rica, Dourados, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Andradina, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Porto Murtinho e Terenos.
 
Ainda em paralelo à execução dessas atividades, o Sebrae trabalha em conjunto com a Fundação de Turismo de MS (FundturMS) para fortalecer a governança nas regiões turísticas do Estado a partir das instâncias de governança regional do setor (IGR’s).
 
O Sebrae/MS desenvolve ainda ações voltadas ao estímulo do artesanato, rodadas de negócios, missões técnicas para eventos do setor, além de outras iniciativas. Para conferir mais sobre o trabalho da instituição para o Turismo, acesse o portal oficial. Mais informações aos empreendedores pelo 0800 570 0800.
 
 


› FONTE: Sebrae MS