Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Biblioteca Isaias Paim realiza exposição em homenagem a Santos Dumont

Publicado em 19/10/2022 Editoria: Arte e Cultura


Durante a Semana da Asa, a Biblioteca Pública Estadual “Dr. Isaías Paim”, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, homenageará Santos Dumont (1873-1932), o Pai da Aviação, com uma exposição de maquetes de aeronaves precursoras e modernas, do 14-bis até ônibus espaciais. Estará presente um “sósia” de Santos Dumont na abertura, que será no dia 20 de outubro, às 14 horas.
 
O objetivo da exposição é trazer experiências e conhecimentos sobre a vida pessoal de Santos Dumont e feitos no campo da aviação, contada em painéis descritivos, revistas de aeronáutica e mídias diversas.
 
O inventor e aeronauta brasileiro projetou e construiu balões dirigíveis e o primeiro objeto mais pesado que o ar, capaz de voar e pousar com os próprios aparatos.
 
As suas criações foram um grande marco para a história, pois, através delas, deu-se o pontapé para a ampliação do campo aeronáutico e diminuiu de forma significativa o tempo de viagem, influenciando posteriormente outros campos com seus experimentos. Criando assim também o relógio de pulso e o chuveiro com temperatura regulável.
 
A exposição conta com uma maquete e um balão confeccionados pelos internos da UNEI Dom Bosco, orientados pelo agente socioeducativo Mario Márcio Alves Barbosa. As demais maquetes foram confeccionadas pelo “sósia” de Santos Dumont Oltair Pires de Araújo, que estará presente a caráter na abertura da exposição e doou suas maquetes para a Fundação de Cultura.


› FONTE: Ass.Imprensa-FCMS