IFMS realiza Colóquio de Educação Inclusiva nesta semana
Publicado em 25/10/2022
Editoria: Arte e Cultura
Inicia nesta terça-feira, 25, a segunda edição do Colóquio de Educação Inclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento ocorre de maneira virtual. A abertura está prevista para às 19 horas, com transmissão pelo YouTube.
A palestra da abertura será proferida pela docente Carla Ariela Rios Vilaronga, com o tema &39;Contextualização da inclusão escolar nos Institutos Federais&39;.
Na quarta e quinta-feira, também às 19 horas, estão previstas as palestras &39;Os aspectos da implementação das políticas públicas da educação inclusiva&39; (Flavia Pedrosa de Camargo) e &39;Processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino básico e superior&39; (Jucélia Linhares Granemann de Medeiros).
Aberta a todo o público, esta será a primeira das duas partes do evento, sendo que os participantes receberão certificado de 6 horas. O link para inscrições e a programação completa estão disponíveis no site do Colóquio.
Curso - Já a segunda parte do evento será nos dias 7, 9 e 11 de novembro e consistirá num minicurso de formação intitulado &39;Acessibilidade no contexto do Instituto Federal&39;, ministrado pela docente Carla Ariela Vilaronga.
A professora, que é doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atua também em programas de pós-graduação da Universidade. O minicurso terá transmissão virtual, sempre no período vespertino, com carga horária de 9 horas, e se destina exclusivamente a servidores do IFMS. São 40 vagas disponíveis.
Apoio - A organização do evento é multicampi, por meio dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) da instituição em Coxim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas.
O Colóquio foi selecionado no Edital n° 19/2022, voltado a propostas de atividades de extensão a serem desenvolvidas pelos núcleos do Instituto Federal, sendo contemplado com bolsas e recursos para custeio.
Além dos servidores dos campi envolvidos em sua realização, outros três estudantes do Campus Naviraí atuam como bolsistas no desenvolvimento da proposta, integrando a equipe organizadora.
Napne - De natureza consultiva e executiva, o núcleo integra a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMS. Há uma coordenação-geral na reitoria e uma coordenação local em cada campus, que conta ainda com uma equipe interdisciplinar e membros voluntários da comunidade escolar.
Entre suas finalidades estão definir normas de inclusão a serem praticadas na instituição, promover a cultura de convivência e respeito à diferença, buscar a superação de obstáculos arquitetônicos e atitudinais e garantir a prática da inclusão social na instituição.
Mais informações estão disponíveis na Página do Napne.
› FONTE: Assessoria de Comunicação Social do IFMS