Com o termino do mandato do deputado estadual Felipe Orro, ex-vereador e ex-prefeito de Aquidauana, o município perde representatividade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Tal fato ocorre depois que a esposa de Felipe Orro disputou a prefeitura de Aquidauana e foi derrotada pelo atual prefeito Odilon Ribeiro.
Viviane Orro também disputou a eleição para Governo do Estado como candidata a vice na chapa do ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad, que também foi derrotado nas urnas.
Felipe Orro que transferiu seu domicilio eleitoral para Campo Grande visando a possibilidade de disputar a prefeitura, o que também não foi possível, resolveu então após três mandatos consecutivos, desistir de disputar a reeleição para deputado estadual.
Para 2023, Aquidauana foi adotada por parlamentares, como é o caso dos deputados Paulo Corrêa (PSDB), Márcio Fernandes (MDB), Renato Câmara (MDB), Jamilson Name (PSDB), Mara Caseiro (PSDB) e Zeca do PT.
Pedro Caravina (PSDB) assume cargo no Governo do Estado abrindo vaga para o suplente João Cesár Mattogrosso. Eduardo Riedel foi eleito Governador de MS recebendo em Aquidauana o dobro da votação ocorrida no 1º turno.