Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Comércio de Aquidauana e Anastácio decide fechar aos domingos após acordo coletivo

Publicado em 06/01/2023 Editoria: Cidade


 
O piso da categoria também teve reajuste de R$ 1,5 mil
 

Os comerciários de Aquidauana e Anastácio tiveram uma grande conquista hoje durante negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2024: Ficou estabelecido que o comércio dessas duas cidades não funcionará aos domingos, em respeito aos trabalhadores e seus familiares. Além disso, conseguiram também outros benefícios como um reajuste do piso salarial da categoria que passa a ser de R$ 1.500,00 retroativos a 1/11/2022. Para quem ganha acima desse valor, o reajuste será de 9%, também retroativos, informa Douglas Rodrigues Silgueiro, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Aquidauana e Região/MS.

O sindicato negociou essas e outras cláusulas, com a classe patronal, representada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Aquidauana e Região, nesta quinta-feira, na sede laboral.

Douglas Silgueiro considerou uma grande conquista o não trabalho aos domingos, uma medida que trabalhadores do comércio de todo país vêm lutando há tempos para conseguir. “Trata-se de uma medida mais do que justa, pois seis dias são suficientes para o comércio funcionar perfeitamente e deixar o domingo não só para o descanso, mas para o fortalecimento das famílias”, explicou o líder sindical que preside também a Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – FETRACOM/MS, entidade que tem lutado por essa conquista para os trabalhadores de todo o Estado.

Ficou estabelecido também entre as partes, que “Quando coincidir de numa semana houver um feriado considerado não permitido (Ano novo, Sexta-feira da Paixão, Dia do Trabalho e Natal), será permitido o labor dos empregados no domingo daquela semana, até às 12h daquele dia, os empregados (açougue, conveniências, mercearias, mercados, supermercados e hipermercados) receberão 130% de horas extras ou a folga compensatória semanal.

 



› FONTE: Comerciários