A equipe da Coordenadoria de Controle de Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana (SESAU), juntamente com os acadêmicos do projeto PIBID da UFMS e os alunos do 1º ano do ensino médio da E.E. Candido Mariano, realizaram uma visita técnica à Biofábrica Método Wolbachia, em Campo Grande.
Durante essa visita, eles puderam conhecer em detalhes a metodologia utilizada no projeto, bem como, a técnica de inserção da bactéria Wolbachia no mosquito Aedes aegypti.
Essa experiência proporcionou um conhecimento enriquecedor sobre as práticas e estratégias empregadas no controle do mosquito Aedes aegypti, que é um vetor importante para várias doenças transmitidas, como dengue, zika e chikungunya.
A Biofábrica Método Wolbachia é um espaço inovador que vem contribuindo significativamente para o controle dessas doenças. “A visita técnica foi uma oportunidade única para ampliar nossos horizontes e aprimorar nossa compreensão sobre esse relevante tema de saúde pública”, destacou o coordenador do controle de vetores, Sebastião Marques.
Para os servidores do Controle de Vetores, integrarem o projeto junto cos acadêmicos do PIBID e os alunos da E.E. Cândido Mariano fortalece o “nosso compromisso com a disseminação de conhecimento científico e a busca por soluções efetivas para os desafios enfrentados em nossa região”.
Ao final da visita técnica, a equipe do Controle de Vetores avaliou que a troca de experiências e aprendizados promovida nessa visita certamente impulsionará os esforços na luta contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
“Estamos entusiasmados com as possibilidades que surgiram a partir dessa visita e ansiosos para aplicar o conhecimento adquirido em nossas atividades e projetos futuros”, afirmaram os agentes de controle de vetores de Aquidauana.
› FONTE: Agecom