Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Bebê de cinco meses foi transferido de Aquidauana para UTI em Três Lagoas

Publicado em 26/07/2023 Editoria: Saúde


Os casos, tanto as síndromes gripais (gripes comuns), quanto a Síndrome Respiratória Aguda Grave, aumentaram consideravelmente nas últimas semanas em Mato Grosso do Sul.

Com isso, fica um alerta aos pais e responsáveis, pois as infecções respiratórias estão entre as principais causas de internação, principalmente de crianças.

Na estação mais fria do ano, as doenças respiratórias aumentam consideravelmente devido ao clima seco e frio, mas principalmente às aglomerações e ambientes menos ventilados, o que favorece as infecções em crianças, tais como gripe, bronquiolite e pneumonia.

No caso das crianças (1-9 anos), os números são ainda mais alarmantes. De acordo com o Boletim Epidemiológico do Estado, as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças de 1 a 9 anos representa quase 40% em todo o MS!

Segundo informações encaminhadas a redação do Portal de Aquidauana isso tem gerado um elevado número de hospitalizações dos pequenos, inclusive em Unidades de Terapia Intensiva pediátrica ou neonatal.

Aqui em Aquidauana, a UTI do Hospital Regional Estácio Muniz atende somente adultos, então quando alguma criança precisa de um leito de UTI, é solicitado o encaminhamento para Campo Grande. “Mas, devido a superlotação dessas Unidades pediátricas, a Central de Regulação do Estado está encaminhando pacientes para o Hospital de Três Lagoas”, explicou ao Portal de Aquidauana a direção da unidade hospitalar.

Neste caso quando uma criança necessita ser encaminhada para Três Lagoas, a Prefeitura Municipal de Aquidauana, através da Secretaria de Saúde e Central de Ambulância em parceria com a direção do hospital prioriza de imediato o transporte do paciente, independente do horário.

É disponibilizado UTI Móvel, enfermeiro/técnico de enfermagem e um médico, para o deslocamento de aproximadamente 12 horas (ida e volta), garantindo então, acesso ao atendimento especializado que o paciente necessita.

Na última sexta-feira um bebê de 4 meses precisou ser transportado para Três Lagoas.

A UTI Móvel devidamente equipada, com a equipe, o papai e a mamãe a bordo, saiu de Aquidauana com destino ao município na divisa com São Paulo. A saída de Aquidauana foi registrada em vídeo.

 

 



› FONTE: Com informações Assessoria Unidade Hospitalar