Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Eleições 2024: pesquisa Ranking aponta os favoritos em Anastácio

Publicado em 10/10/2023 Editoria: Política


O governador Eduardo Riedel (PSDB) no município é considerado bom ou ótimo para 56,2% dos entrevistados
 
Sob encomenda do site Diário MS News, o Instituto Ranking realizou uma pesquisa de avaliação administrativa e intenção de votos para a Prefeitura de Anastácio nas eleições de 2024.
 
Os dados foram colhidos nos dias 7 e 8 de outubro de 2023, junto a 500 moradores, com 16 anos ou mais de idade. Para a amostra de 500 entrevistas o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5%, para mais ou para menos.
 
Espontânea
 
Na pesquisa espontânea, Douglas Figueiredo lidera com 16% das intenções de votos, enquanto Ademir Alves está em segundo, com 8,4%, Adriana Elias aparece em terceiro, tecnicamente empatada, com 4,6%, assim como Fábio Pertille ocupa a quarta colocação, também tecnicamente empatado, com 4%.
 
Depois veem Laércio Valério, com 3,4%, Aline Cauneto, com 2,6%, Eduardo Carpegiane, com 1,8%, e Claudio da Saúde, com 1,6%, sendo que 1% dos entrevistados apontaram outros nomes e 56,6% não sabem ou não responderam.
 
Estimulada 1
 
No levantamento estimulado, o Instituto Ranking Brasil Inteligência fez três cenários, sendo que no primeiro a liderança continua com Douglas Figueiredo, com 25%, tendo em segundo Ademir Alves, com 13%, em terceiro Adriana Elias, com 7,2%, Fábio Portille em quarto, tecnicamente empatado, com 6,4%, Laércio Valério em quinto, também tecnicamente empatado, com 5,2%, e Aline Cauneto em sexto, ainda tecnicamente empatada, com 4%.
 
Depois veem Eduardo Carpegiane, com 3%, Claudio da Saúde, com 2,4%, e Manoel Aparecido, o “Cido”, com 2%, sendo que 31,8% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
 
Estimulada 2
 
No segundo cenário, Douglas Figueiredo mantém a liderança, com 31,4%, tendo em segundo lugar Ademir Alves, com 17,6%, em terceiro Adriana Elias, com 10%, e Eduardo Carpegiane em quarto, tecnicamente empatado, com 5%, sendo que 36% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
 
Estimulada 3
 
No terceiro e último cenário, Douglas Figueiredo ainda é líder, com 32%, tendo em segundo lugar Ademir Alves, com 18%, em terceiro Laércio Valério, com 9,2%, e Manoel Aparecido, o “Cido”, em quarto, tecnicamente empatado, com 4,2%, sendo que 36,6% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
 
Rejeição estimulada
 
No quesito rejeição estimulada, Claudio da Saúde está na frente, com 10,2%, seguido por Laércio Valério, com 8,4%, Ademir Alves, com 7,8%, Douglas Figueiredo, com 6,6%, Manoel Aparecido, o “Cido”, com 5,8%, Fábio Pertille, com 5%, Eduardo Carpegiane, com 4,6%, Adriana Elias, com 3,4%, e Aline Cauneto, com 3,2%, sendo que 45% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
 
 
AVALIAÇÕES
 
Prefeito Nildo Alves
 
A pesquisa apontou que a administração do prefeito de Anastácio, Nildo Alves, é considerada boa ou ótima para 45% da população, enquanto 20% dos entrevistados consideram o gestor municipal como regular, 30,2% como ruim ou péssimo e 4,8% não sabem ou não responderam.
 
 
Câmara Municipal
 
Já a avaliação da Câmara Municipal de Anastácio aponta que a Casa de Leis é considerada boa ou ótima para 32,2% dos entrevistados, regular para 28,6% e ruim ou péssima para 24,6%, enquanto 14,6% não sabem ou não responderam.
 
Governador Riedel
 
O Instituto Ranking também avaliou que o governador Eduardo Riedel (PSDB) no município é considerado bom ou ótimo para 56,2% dos entrevistados, enquanto 20,2% disseram que é regular, 18% opinaram que é ruim ou péssimo e 5,6% não sabem ou não responderam.
 
Presidente Lula
 
Com relação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 40,6% dos entrevistados consideraram bom ou ótimo, 21% disseram que é regular, 33,2% afirmaram que é ruim ou péssimo e 5,2% não sabem ou não responderam.
 
Principais problemas
 
O Instituto Ranking Brasil Inteligência também levantou quais são os maiores problemas do município de Anastácio e a maioria dos entrevistados apontou que é saúde pública e a falta de médicos, que obteve 33,2%. Depois, aparecem a falta de emprego e renda, com 13,8%, asfaltar as ruas e tapar os buracos das vias, com 12,6%, e limpeza pública, recolher o lixo e capinar o mato, com 11,4%.
 
Também são citadas a falta de incentivo à cultura, esporte e lazer, com 2,8%, falta de cursos profissionalizantes, com 2,6%, falta de moradia popular, com 2,4%, renovar a classe política, com 2%, e falta de água potável, com 1,6%, sendo que 1,4% citaram outros problemas e 6,2% não sabem ou não quiseram responder.
 
Ainda apareceram a falta de ajuda social, com 11%, limpar às margens do rio, com 10,8%, preservar o meio ambiente, com 10%, ajudar os assentados, com 7,4%, falta de saneamento básico, com 6,6%, melhorar o sinal de Internet e da telefonia celular, com 5,4%, ajudar o distrito de Pulador, com 4,8%, melhorar o transporte escolar, com 3,6%, falta de iluminação pública, com 3,2%, e investir em turismo, com 3%.
 


› FONTE: Ranking Pesquisa