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Acadêmico de Turismo da UEMS estuda Ação Social para atendimento de crianças

Publicado em 03/11/2023 Editoria: Educação


 
Há quase quarenta anos, crianças carentes de um bairro da periferia da Capital são atendidas, no Dia das Crianças, com lanches, bolo, brinquedos e muita diversão. Idealizada por João Manoel da Silva, popularmente conhecido como João do Ovo, a festa começou como o pagamento de uma promessa e hoje, mesmo ele não estando mais presente entre nós, ganhou proporções bem maiores: são distribuidos mais de 2,5 mil cachorros-quentes.
 
O acadêmico de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Adriano Lopes, filho do “João do Ovo”, ficou responsável junto com seus irmãos por dar continuidade ao legado do Pai – o que faz com muito orgulho. Porém, ele foi além, e decidiu transformar a iniciativa em tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, uma forma de perpetuar não só a ação, mas o nome de seu pai.
 
Adriano conta que a escolha do tema para o seu TCC se deu justamente por já estar atuando há muito tempo na área de eventos. “Tenho formação em Administração de Empresas e MBA em Gestão de Eventos, atuo na área há muito tempo então porque não falar sobre um evento que foi idealizado pelo meu pai, e ainda que é regional, com foco em crianças carentes?”.
 
Segundo ele trazer essa discussão para a acadêmia, associando o empírico com o científico, é oportunizar a análise de como uma pessoa simples desenvolveu a expertise para realizar um evento tão grandioso, por tanto tempo, e sempre com tanto sucesso. “É um orgulho muito grande pra mim, como filho, poder levar adiante a iniciativa do meu pai, como estudo de caso de sucesso. Ele é motivo de orgulho pra mim, trabalhou para formar seus filhos e para proporcionar alegria para centenas de outras crianças. Com esse trabalho terei a oportunidade de mostrar quem ele foi e a sua sabedoria”, enfatizou Adriano.
 
 
Para o acadêmico a ação social que o pai realizou por décadas pode ser vista como uma ação de turismo de experiência. “O turismo é isso, a gente vende sonhos, experiências. O turismo de experiência é uma maneira de atingir o consumidor de forma mais emocional, por meio de experiências que geralmente são organizadas para aquele fim. A ideia é estimular vivências e o engajamento em comunidades locais que geram aprendizados significativos e memoráveis”.
 
 
Adriano espera que com esse trabalho, possa sensibilizar outros pesquisadores e acadêmicos do turismo, ou da área de eventos, não só a estudar mais o assunto, mas também a realizar ou participar da realização de eventos como o que o pai dele idealizou. “Sabemos que uma das mais de duzentas ou trezentas atribuições do turismólogo é trabalhar com eventos. Então com meu trabalho eu espero contribuir para de alguma forma para o mercado de trabalho do turismólogo, que hoje tem mais oferta do que demanda”, concluiu Adriano.
 
Um dos maiores incentivadores do Adriano na escolha do tema foi o seu orientador, o profº. Drº. Djanires Galeano Neto, gerente da Unidade Santo Amaro da UEMS Campo Grande. “Estudar o trabalho realizado pelo “João do Ovo” é oportunizar aos acadêmicos de turismo, e mais especificamente ao Adriano – seu filho, fazer uma análise da vasta possibilidade apresentada pelo Turismo enquanto atividade comercial e também lúdica. Essa é a essência do turismo, uma união do que vai no imaginário do consumidor com o que é comercializado – o resultado são as experiências que ficam na memória e são levadas por toda uma vida”.
 
Turismo na UEMS
 
O curso de Turismo da UEMS, tem duração de 3 anos e com disciplinas voltadas ao efetivo aprendizado de seus acadêmicos. Com totalidade de 2.406 h/a, 20% da carga horária sendo realizada pelo sistema EaD, os futuros acadêmicos terão à disposição laboratórios, aulas práticas, viagens e visitas técnicas com o objetivo de consolidar o ensino com qualidade.
 
Há alguns anos o Curso é reconhecido com quatro estrelas pelo Guia da Faculdade - antigo Guia do Estudante e na última edição do ENADE ficou com nota 3. Também é motivo de alegria a Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo que foi oferecida 2013, 2016, 2017 e em 2020 está atendendo mais uma turma.
 
Áreas de Atuação
 
O turismo atualmente tem se apresentado como uma das atividades que mais cresce no mundo. No Brasil isto não é diferente. O Curso de Turismo da UEMS surge a partir desta tendência que aponta a atividade turística e o meio natural como um dos campos de trabalho mais promissores da atualidade.
 
O Bacharel em Turismo possui competências que lhe permitem atuar no planejamento e organização do turismo em diferentes áreas: Planejamento e Gestão de empreendimentos turísticos em ambientes naturais; Manejo de ambientes naturais através do desenvolvimento do turismo como atividade de uso sustentável; Planejamento e gestão do Lazer em empresas privadas e na gestão pública; Planejamento e Organização do Turismo nos âmbitos público e privado; Planejamento e Gestão de destinos e empreendimentos turísticos; Planejamento e Gestão de órgãos públicos de turismo (secretarias, núcleos, diretorias); Hotelaria; Transportes e Agências de Viagens; Cruzeiros Marítimos; Alimentos e Bebidas; Patrimônio turístico; Organização de Eventos; Cerimonial e Protocolo; Consultoria e/ou Assessoria em todas as áreas mencionadas anteriormente tanto na iniciativa pública, privada quanto do terceiro setor; Gastronomia; Parques Temáticos.
 
São muitas as possibilidades. O egresso do Curso de Turismo poderá também ser empreendedor e ter o seu próprio negócio em qualquer uma das áreas.
 
Pós Graduação – Gestão em Turismo
 
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Gestão de Turismo (modo Presencial) com 20% EAD, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, é oferecido na Unidade Universitária de Campo Grande, com abertura de 30 vagas oferta especial. O público-alvo desta especialização são profissionais graduados – bacharéis que trabalham no setor público e privado do Turismo e áreas afins, priorizando uma proposta interdisciplinar, o curso volta-se a bacharéis que tem interesse em ações de gestão estratégica voltada a Gestão de Turismo.
 
Com a abordagem interdisciplinar, espera-se mobilizar conhecimentos de diferentes disciplinas para o equacionamento de questões relacionadas às perspectivas da gestão estratégica especialmente as iniciativas que incluem o estado de Mato Grosso do Sul e as possibilidades de desenvolvimento Turístico. A estrutura curricular do Curso é composta por carga horária total de 360 (trezentos e sessenta) horas, equivalentes a 24 (vinte e quatro) créditos, que serão distribuídas em 14 (quatorze) disciplinas obrigatórias, não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, nem assistência docente, e o tempo obrigatoriamente reservado para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
 


› FONTE: UEMS