Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Queda de energia atingiu 5 mil pessoas durante temporal em Aquidauana

Publicado em 10/11/2023 Editoria: Cidade


Vendaval destrói telhados, muros, viveiro, arranca árvores e deixa mais de 4,8 famílias sem energia
 
Ontem no final de tarde e início da noite, 09, um vendaval “varreu” vários bairros de Aquidauana, onde em alguns locais o vento foi acompanhado de forte chuva.
 
Em diversos bairros, árvores caíram por completo, outras tiveram galhos quebrados com a força dos ventos. Muros de diversas casas foram danificados e incontáveis cabos de internet, energia e telefonia foram rompidos, inclusive, postes de energia e transformadores avariados.
 
Ontem no final da tarde (09), as equipes da Prefeitura de Aquidauana e da Defesa Civil Municipal entraram em alerta e iniciaram os atendimentos aos moradores que foram acionando ajuda via Plantão Social (67)99288-3963.
 
Conforme relatório de atendimento das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas, até o clarear do dia de hoje (10), foram atendidas 15 residências que tiveram seus telhados todo ou parcialmente arrancados, além de estragos em muros, portões e móveis que molharam.
 
As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais e do Artefatos da prefeitura, trabalham desde ontem à noite retirando galhos e árvores. Foram contabilizadas mais de 40 árvores de médio e grande porte para serem retiradas.
 
O prefeito Odilon Ribeiro solicitou o levantamento de todos os danos e prejuízos causados às residências, para elaboração de um relatório para solicitar ao Governo do Estado e Defesa Civil Estadual recursos para ajudar a atender essas famílias que precisarão reconstruir o que perderam.
 
“Nossas equipes estão desde ontem nas ruas, com homens e máquinas cortando árvores, retirando galhos sobre casas e muros, que trancaram ruas e, até, destruíram nosso viveiro. Atendemos as famílias imediatamente com lonas, alimentos e apoio das assistentes sociais. Estamos de prontidão e trabalhando para ajudar as famílias que precisam”, completou o prefeito Odilon.
 
Em dois Centros Municipais de Educação Infantil também houve danos em muros e telhados, devido a queda de galhos e árvores. A Secretaria Municipal de Educação também está dando apoio às equipes das unidades escolares.
 
PARQUE DA LAGOA FECHADO
 
No Parque da Lagoa Comprida, árvores quebraram e outras foram arrancadas pela raiz, inclusive, uma de grande porte caiu sobre o Viveiro Municipal e destruindo-o completamente.  Diante da situação de destruição do viveiro, o prefeito Odilon Ribeiro explicou que será feito um levantamento dos danos e será necessário novo projeto para reconstruí-lo por completo.
 
Por conta das árvores e galhos caídos no Parque da Lagoa Comprida, a Prefeitura de Aquidauana precisou fechar o parque durante toda essa sexta-feira, 10, para retirada dos galhos e limpeza do local.
 
FORNECIMENTO DE ENERGIA
 
Conforme dados divulgados pela concessionária Energisa, Aquidauana contabilizou 1.805 relâmpagos, o que ocasionou queda de energia na cidade, afetando 4,8 mil pessoas na tarde de ontem.
 
Os bairros aquidauanenses afetados pela falta de energia foram: Bairro alto, Cidade Nova, Vila Eliane, Vila Fragelli, Bairro da Exposição, Vila Pinheiro, São Pedro, Previsul e Santa Terezinha.
 
Segundo informou o Supervisor Regional de Atendimento, Marcos Luglio, foram identificados 52 transformadores abertos e estão trabalhando ininterruptamente para solucionar os casos o quanto antes, atuando com 14 equipes em Aquidauana, contando com o apoio de mais 7 equipes de Campo Grande e mais 02 de Jardim que vieram dar suporte, totalizando 24 equipes.
 
“Nossas equipes não pararam de trabalhar, estamos com dedicação completa para resolver esse problema. Tivemos muitos cabos partidos e quedas de árvores afetando a rede elétrica. Somente na manhã de hoje, conseguimos reduzir de 4,8 mil para 2.912 clientes sem energia e, ainda, 40 transformadores abertos”, explicou o Supervisor Regional de Atendimento, Marcos Luglio.
 


› FONTE: Agecom