Mais um selo do Serviço de Inspeção Municipal – SIM/CIDEMA foi entregue em Anastácio.
Durante a manhã quarta-feira (21), a empresa A Vaca Que Ri recebeu o certificado regional para comercialização de produtos de origem animal nos 11 municípios consorciados.
A entrega aconteceu na Chácara Lagoa - BR 419, sede da empresa, onde é realizado todo o processo de produção do queijo artesanal e seus derivados.
Participaram o Vice-Prefeito Laércio Valério, Everton Perez (Coordenador do SIM/CIDEMA), secretários Francisco Oliveira – o Chico (Desenvolvimento Econômico Sustentável), Manoel Aparecido – o Cido (Saúde), Sebastião Valério (Gestão Estratégica), Honorato de Souza (Administração), Marinho Machado (Obras), João Nogueira (Coordenador Técnico Municipal da AGRAER), e Cristina Oliveira (Coordenadora do SIM no município).
Os empresários que desejam obter o selo SIM/CIDEMA devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável para fazerem o cadastro.
&119808; &119829;&119808;&119810;&119808; &119824;&119828;&119812; &119825;&119816;
Já imaginou o sorriso de uma vaca?
Pois essa foi a inspiração para Lucia Maria Monteiro criar “A Vaca Que Ri”.
Localizada na Chácara Lagoa - BR 419, em Anastácio, a empresa começou suas atividades em 2021. Mas sua origem é bem mais antiga.
“A produção de queijo artesanal, em especial do queijo nicola, sempre foi tradicional da nossa família. Meu pai, João Bosco, é pantaneiro, nasceu na beira do Rio Taquari, e quando casou com minha mãe, Nímia Dália, ela aprendeu a receita com minhas bisavós”, explica Lúcia.
Um dia, a empresária e um casal de amigos comiam numa hamburgueria da Capital, onde observou a venda do queijo nicola. Surpresa por encontrar o produto feito por sua família ali, conversou com o dono do estabelecimento e descobriu que o queijo tinha sido vendido por uns parentes.
A coincidência se transformou numa oportunidade e até hoje A Vaca Que Ri é fornecedora do queijo nicola para a rede da hamburgueria, de Campo Grande e de Bonito.
Durante esse período, a empresa investiu em cursos de profissionalização e padronizou a produção. No ano passado, Lúcia Monteiro recebeu o Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios, na Categoria Produtora Rural: “A qualidade dos nossos queijos começa com a alimentação das vacas, seguindo todas as normas de higiene até a etapa final de produção. Somos uma empresa familiar, mas hoje já geramos empregos e renda. A Vaca Que Ri agora vai do Pantanal pro mundo”, disse.