Na sexta-feira (23), aconteceu o encerramento de mais um curso de qualificação realizado pela Prefeitura de Aquidauana em parceria com SENAR e Sindicato Rural de Aquidauana.
Via Secretaria de Assistência Social (SAS) de Aquidauana, desta vez o curso aconteceu no Centro da Juventude, localizado no Bairro Nova Aquidauana. Intitulado - Artesanato de Crochê em Linha Fina, ministrado pela instrutora do SENAR – Elaine França Ramos de Moraes, o curso reuniu mulheres aquidauanenses de diferentes regiões do município.
“Tivemos cursistas que nunca haviam tido contato com agulha de crochê e, está aí, o belo resultado, por exemplo, a Isabela fez o primeiro crochê da vida dela aos 20 anos de idade. Por outro lado, temos as crocheteiras com experiência, mas que aprimoraram muito os pontos e tendo um resultado bem melhor”, explicou a instrutora do SENAR,Elaine.
O curso com certificado de 32 horas, emitido pelo SENAR, teve início terça-feira (20) sendo em período integral, oportunidade em que a instrutora trabalhou teoria e prática com as cursistas aquidauanenses. Foi explanado parte teórica de como ler gráfico de crochê, bem como, técnicas de crochê. Na prática, as aquidauanenses aprenderam os quatro pontos básicos do crochê: Correntinha, Baixo, Baixíssimo e Ponto Alto.
Ao fim, cada uma das cursistas voltou para casa com um centro de mesa e 2 panos de pratos com belos e coloridos barrados em crochê. Com o que aprenderam no curso, elas podem fabricar suas peças e vender, aumentando a renda familiar.
“Enquanto órgão gestor, só temos a agradecer a parceria do SENAR, por sempre mandar instrutores maravilhosos, que com sabedoria transmitem conteúdo com conhecimento para nossa população. Toda vez que encerra um curso, a gente percebe que nossas alunas ficam triste, um sinal que gostam do curso. E todo curso é pensado exatamente para o bem-estar da nossa população, para agregar conhecimento e renda às famílias aquidauanenses”, destacou a secretária da SAS - Josilene Rodrigues, a qual foi conferir de perto o trabalho final do curso.
› FONTE: Agecom