Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Em Miranda, Capitão PM Garcia comanda o 2º Pelotão da Policia Militar

Publicado em 11/04/2024 Editoria: Cidade


“Toda a experiência que adquiri de soldado a capitão da PM, me habilita a exercer meu trabalho junto à população de Miranda” (Capitão PM Garcia)
 
“Estude com dedicação e nada no mundo poderá afastar você dos seus sonhos!” Esta frase retrata perfeitamente a trajetória do atual Comandante da Polícia Militar em Miranda, Capitão PM Doval Ferreira Garcia, que trilhou um caminho de conquistas pessoais e profissionais, desde que ingressou na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul em 1997.
 
Em entrevista a Assessoria de Comunicação Social do Comando de Policiamento da Fronteira Pantanal (CPA-3), Capitão PM Garcia se diz orgulhoso de um dia ter ingressado na Corporação como Soldado e, após 20 anos de muito estudo e trabalho, ter alcançado a carreira de Oficial da PMMS no ano de 2017. “Toda a experiência que adquiri de soldado a capitão da PM, me habilita a exercer meu trabalho junto à população de Miranda”, disse ele.
 
Veja os principais trechos da conversa:
 
- Qual o papel dos estudos em sua carreira para ingressar na graduação de Praça e no posto de Oficial?
 
Estudar é fundamental e a disciplina faz a diferença. Passei no concurso para Soldado da PM em 1997 e para sargento em 2002. Já o terceiro concurso foi em 2016, quando passei para Oficial da PM, ficando na 1ª colocação. Cada etapa exigiu um esforço maior para alcançar os objetivos que um dia sonhei. Hoje, olho para trás e sou grato por tudo o que tenho vivido.
 
- O Senhor já foi Praça e agora é Oficial. Qual sua percepção sobre cada posição que ocupou?
 
Quando eu era soldado, trabalhava nas ruas de Paranaíba no serviço de radiopatrulha, minha cidade natal, atendendo ocorrências e fazendo o policiamento ostensivo ao lado de um mais antigo que comandava a equipe. Como sargento, eu passei a comandar equipes com a experiência que adquiri quando era soldado.
 
Hoje, como oficial, estou na função de Comandante do Pelotão de Polícia Militar em Miranda há dois anos, subordinado ao 7° Batalhão PM, onde sou o responsável pela gestão direta do policiamento preventivo e ostensivo da cidade. Cada função tem uma responsabilidade diferente, e todas, num contexto adequado, tem a sua importância.
 
- De quais melhorias o mirandense se beneficiou desde o início de seu Comando?
 
Logo nos primeiros meses que assumi a função, melhoramos os índices criminais e fomos a subunidade que mais capturou foragidos da justiça, segundo os levantamentos estatísticos da sede do Batalhão. Isso tudo foi resultado da potencialização das abordagens e do patrulhamento realizado pelas viaturas em pontos estratégicos.
 
Além disso, implantamos a modalidade de “policiamento escolar”, que proporcionou segurança nas unidades de ensino e aproximação com os alunos, pais e professores, sem contar que ainda passamos a desenvolver o PROERD nas escolas, na luta e conscientização sobre os perigos das drogas.
 
Outros dois fatores relevantes foram a aproximação com os outros órgãos do executivo, legislativo e judiciário, onde elaboramos estratégias conjuntas de segurança, e o estreitamento de laços com os caciques das aldeias locais, onde passamos a atender as demandas e entender o importante papel do indígena em nosso contexto.
 
- Quais as metas de segurança para o ano de 2024?
 
Num primeiro momento, vamos manter todas as melhorias e conquistas que eu disse anteriormente, dando uma ênfase especial nos patrulhamentos e rondas escolares que, a meu ver, é o que a população mais espera da Polícia Militar.
 
Numa segunda etapa, vamos instituir o Conselho de Segurança Indígena, onde discutiremos questões importantes com as lideranças, ao lado dos poderes constituídos, sempre ‘dando voz’ as boas ideias e engajando todos aqueles que realmente amam a cidade e trabalham para manter sua tranquilidade.
 
Quanto ao efetivo, quero colher boas sugestões dos policiais que estão nas ruas, para fazer um trabalho participativo. Para eles ainda vamos melhorar ainda mais a estrutura do quartel, assim como já fizemos nesses últimos anos. 
 
- Um recado para o cidadão de Miranda?
 
Pelo tempo que estou aqui, já conheço as demandas da cidade. Confiem na Polícia Militar.
 
O 2º Pelotão de Policia Militar em Miranda está sob a jurisdição do 7º Batalhão da Policia Militar de Aquidauana, cujo comandante é o Cel PM Carlos Magno.
 


› FONTE: CPA 3