Câmara de Aquidauana aprova Moção de Apoio aos servidores do IFMS
Publicado em 24/04/2024
Editoria: Cidade
Na Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Aquidauana realizada nesta terça-feira (23) no Plenário Estevão Alves Corrêa o vereador Chico Tavares (PT) apresentou nos termos do dispositivo no artigo 168, inciso III, do Regimento Interno, Moção de Apoio a greve dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.
No documento, os vereadores de Aquidauana manifestam apoio a greve dos servidores, docentes e técnicos, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em especial aos que se encontram lotados no campus da cidade de Aquidauana, de forma a sensibilizar a população e autoridades para esta questão.
A ação é uma forma de reconhecimento e contribuição que o campus de Aquidauana tem feito ao município e região, no que se refere ao desenvolvimento científico, tecnológico e educacional.
Durante o vereador Chico Tavares destacou detalhes das negociações do Governo Federal com os trabalhadores em Educação (Universidades Federais e Instituto Federais), em 2023 sendo acordado e concedido um reajuste de 9% (nove por cento) para todos os servidores federais, parcelados nos anos de 2024, 2025 e 2026.
Porém, para a classe de Técnicos Administrativos em Educação, no mês de novembro/2023 foi repassado à informação do reajuste parcelado em duas vezes de 4,5% para os anos de 2025 e 2026, sem nenhum reajuste este ano ficando esta classe sendo tratada de forma diferenciada das demais. “Na última reunião no mês de fevereiro/2024 sem nenhum avanço nas negociações não restou outra alternativa a não ser a construção de uma greve que foi declarada no dia 14/03/2024 em Assembleia Geral”, justifica o vereador Chico Tavares.
Na pauta de reivindicações, eles pedem a Reestruturação da Carreira e a Reposição salarial para os anos de 2024, 2025 e 2026 e a recomposição orçamentária dos Institutos Federais.
As Universidades e Institutos Federais necessitam muito dessa força para dar continuidade ao seu atendimento à comunidade, priorizando o Ensino, a Pesquisa e Extensão. A valorização dos Técnicos Administrativos em educação é o objetivo maior do movimento grevista.
A Moção de Apoio foi assinada e submetida a votação durante a Sessão Legislativa sendo aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes.
O documento em apoio ao movimento será encaminhado às autoridades competentes.
› FONTE: Ascom CMA