Pesquisa: Prefeito Odilon Ribeiro tem 90% de bom e ótimo em Aquidauana
Publicado em 07/05/2024
Editoria: Cidade
Por encomenda do site Diário MS News e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº MS-06723/2024, o Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, no período de 1º a 6 de maio deste ano, junto a 500 moradores de Aquidauana (MS), com 16 anos ou mais de idade, uma pesquisa sobre a avaliação da administração do prefeito Odilon Ribeiro.
Para 90% dos entrevistados, a administração dele é considerada boa ou ótima, sendo que na anterior feita em fevereiro deste ano o percentual foi de 77%, enquanto para 4% é regular, sendo que na anterior o percentual foi de 10,6%, para 3% é ruim ou péssima, sendo que na anterior o percentual foi de 8,4%, e 3% não sabem ou não responderam, sendo que na anterior esse percentual foi de 4%.
O que melhorou nos últimos anos
O Instituto Ranking Brasil Inteligência ainda perguntou aos entrevistados o que melhorou no município de Aquidauana nos últimos anos e 20,6% falaram que o prefeito é bom e esforçado, enquanto 16,4% disseram que ele faz uma boa administração e é preparado.
Para 12,8% ele está cuidando bem da cidade, 11,2% que o asfalto e o recapeamento melhoraram, 9,6% que ele investiu na educação, 7,4% que a iluminação pública com as lâmpadas de LED melhorou, 6,6% que a sinalização de trânsito melhorou, e 5,8% que ele ajudou os distritos e as aldeias.
Já para 5,4% citaram que ele investiu na infraestrutura, 4,4% que ele reformou as escolas e as praças, 3,8% que ele arrumou as ruas e calçadas e 3,2% que ele fez uma boa parceria com o Governo do Estado, sendo que 2,6% apontaram outras melhorias e 14,8% não sabem ou não responderam.
Câmara Municipal de Aquidauana
Já a avaliação da Câmara Municipal de Aquidauana aponta que a Casa de Leis é considerada boa ou ótima para 46% dos entrevistados, sendo que na pesquisa anterior o percentual foi de 45%, regular para 20%, sendo que na anterior o percentual foi de 24,8%, e ruim ou péssima para 18%, sendo que na anterior o percentual foi de 16%, enquanto 16% não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual foi de 14,2%.
Governador Riedel
O Instituto Ranking Brasil Inteligência também avaliou que o governador Eduardo Riedel (PSDB) no município é considerado bom ou ótimo para 60% dos entrevistados, sendo que no levantamento anterior o percentual foi de 51,6%, enquanto 22% disseram que é regular, sendo que no anterior o percentual foi de 25,4%, e 10% opinaram que é ruim ou péssimo, sendo que no anterior o percentual foi de 15%, outros 8% não sabem ou não quiseram responder, mesmo percentual do anterior.
Presidente Lula
Com relação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 40% dos entrevistados disseram que é ruim ou péssimo, sendo que na pesquisa anterior o percentual foi de 4,4%. Já 30% falaram que a gestão dele é boa ou ótima, sendo que na anterior o percentual foi de 37%, enquanto 26% opinaram que é regular, sendo que na anterior o percentual foi de 30,4%, e 4% não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual foi de 4,4%.
Maiores problemas
O Instituto Ranking Brasil Inteligência também levantou quais são os maiores problemas do município de Aquidauana e a maioria dos entrevistados apontou que é preciso melhorar a saúde e resolver a falta de médicos e de remédios, com 30,4%.
Além disso, 22% disseram que o custo de vida, enquanto 16,2% falaram que o maior problema é asfaltar as ruas, tapar os buracos das vias e substituir os paralelepípedos danificados. Já para 13% é a falta de segurança pública e de policiamento e 11,6% disseram que é necessário fazer a manutenção das estradas vicinais e das pontes de madeira.
Para 10,4%, faltam casas populares, enquanto para outros 10% falta uma ponte na Lagoa Comprida e, para 9,6%, falta ajudar mais os distritos. Outros 8,2% dizem que é preciso ajudar mais os indígenas e para 7,8% reclamam da falta de emprego. Ainda foram apontados melhorar o comércio, com 6,2%, e preservar o meio ambiente e o Rio Aquidauana, com 5,4%.
Por último, os entrevistados citaram a falta de lazer, esportes e shows, com 4,4%, investir mais em turismo, 3,8%, melhorar o transporte público, com 3,6%, melhorar o trânsito e a sinalização, com 3,4%, resolver a falta de iluminação pública e a falta de água, com 3,2%, e a falta de saneamento básico, com 2,8%, sendo que 2% apontou outros problemas e 6,8% não sabem ou não responderam.
› FONTE: RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA