Aquidauanense Essi Rafael estreia longa no festival Bonito CineSur
Publicado em 29/06/2024
Editoria: Arte e Cultura
O filme concorre ao prêmio de Melhor Filme Sul-Mato-Grossense, ao lado de outras cinco produções regionais
Documentário do cineasta sul-mato-grossense Essi Rafael já foi eixbido em diversos países (Foto: Divulgação)
O documentário &39;As Quatro Estações da Juventude&39;, dirigido pelo cineasta sul-mato-grossense Essi Rafael, fará sua estreia em território nacional no Bonito CineSur (Festival de Cinema Latino-Americano de Bonito), entre 19 e 27 de julho. O filme concorre ao prêmio de Melhor Filme Sul-Mato-Grossense, ao lado de outras cinco produções regionais.
As Quatro Estações acompanha a história de jovens alunos da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) ao longo de uma década. O enredo narra acontecimentos desde o trote aos questionamentos sobre a formação que cada um escolheu para si.
A narrativa se estende por vários anos, onde o espectador testemunha diversas transformações nos personagens, que vão da alegria por ingressarem na universidade ao medo e desesperança diante de um mercado de trabalho inflexível. Tudo isso embalado pela composição de uma trilha sonora original feita pelo músico Leo Copetti, de Campo Grande.
“Embora o filme se passe em São Carlos, no interior de São Paulo, o enredo é guiado pelo meu olhar, um estudante aquidauanense recém-egresso na UFSCar que decidiu captar recortes do cotidiano dos estudantes da universidade”, detalha Essi.
A obra é o primeiro longa-metragem da Casa de Cinema de Aquidauana, que já realizou diversos vídeos e curtas-metragens no município e em Campo Grande. Dentre os trabalhos de maior notoriedade, estão os curtas "Um conto de solidão" (2008), "Ela veio me ver" (2011) e "A TV está ligada" (2014), exibidos em festivais nacionais e internacionais.
O filme concorre ao prêmio de Melhor Filme Sul-Mato-Grossense, ao lado de outras cinco obras de diretores estreantes e consagrados, em uma seleção que exibirá o melhor da produção cinematográfica do estado.
Os filmes que também concorrem na categoria são “O Formoso”, de Roberto Leite; “A Voz de Guadakan”, de Joel Pizzini; “Rotas Monçoeiras – A História de Um Rio e Seu Povo”, de Cid Nogueira e Silas Ismael; “Ninguém lhe Estenderá a Mão”, de Deivison Pedrê; e “In Útero”, de Paulo Alvarenga Isidorio.
Trajetória internacional
O longa já foi exibido em diversos países, antes de fazer sua estreia em Mato Grosso do Sul. A turnê começou em 5 de junho, no Zlin Film Festival, na República Tcheca. Em 22 de junho, foi exibido na Filadélfia, nos Estados Unidos, para concorrer aos principais prêmios do Philadelphia Latino Arts & Film Festival (PHLAFF.
Entre 30 de julho e 6 de agosto, o documentário fará parte da programação do Festival Internacional de Nuevo Cine Independiente, no Uruguai. Em setembro, o longa irá para o Canadá, onde Essi Rafael concorrerá ao prêmio de Novos Diretores na 22ª edição do Vancouver Latin American Film Festival.
O longa também ganhou o prêmio WIP Puerto Lab para filmes em finalização no Festival Internacional de Cinema de Cartagena (FICCI), na Colômbia. Tradicional, é o evento mais antigo do gênero na América Latina, em março do ano passado.
Lançamento no Brasil
As Quatro Estações também deve fazer sua estreia no circuito exibidor para todos os públicos, que está prevista para o início de 2025. O lançamento faz parte do projeto Núcleo de Distribuição Cinema do Interior, contemplado pela Lei Paulo Gustavo.
A coordenação geral do evento é feita pelo produtor Lucas Pelegrino, que prevê a exibição em salas de cinema tradicionais e alternativas de quatro filmes realizados no interior paulista. O filme de Essi entra no circuito pelo fato de ter sido rodado na cidade de São Carlos. Além de As Quatro Estações, fazem parte da coleção: “Estranhas Cotoveladas”, “Ivan” e “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”.
“Queremos ativar um circuito exibidor no interior e, com isso, abrir novos horizontes para a indústria cinematográfica regional. Não só nas salas de cinema tradicionais, mas também em outros espaços”, conclui Pelegrino, sócio-fundador da LPB Content, produtora voltada para a realização de filmes no interior paulista.
Essi é aquidauanense filho do médico Essi Manoel Leal que presta serviços no Hospital Ruralista de Aquidauana e no atendimento de visita domiciliar pelo SUS.
› FONTE: Campo Grande News - lado B