O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abriu 1760 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio. As oportunidades são para os campus da Capital e outros oito no interior do Estado. O edital e o processo seletivo para ingresso nos cursos foram divulgados nesta quinta-feira (01), mas as inscrições abrem no dia 6 de agosto.
Ao todo são 11 cursos abertos para os alunos que querem cursar o ensino médio e, ao mesmo tempo, adquirir conhecimento extra que irá auxiliar no mercado de trabalho. Os cursos são para Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.
O IFMS reserva metade das vagas para os alunos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Essas vagas serão distribuídas para candidatos com renda familiar per capita menor que um salário mínimo e para candidatos com qualquer renda familiar. Também há vagas para negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Para participar, os interessados devem ter concluído o o 9° ano do ensino fundamental até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2025. Outra regra é que o candidato deve ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu próprio nome.
As inscrições abrem no dia 6 de agosto e terminam no dia 26 do mês seguinte. Os cursos são gratuitos, porém a taxa de inscrição é R$ 20 que deverá ser paga até 27 de setembro. Está liberada a isenção candidatos matriculados no 9º ano de escolas públicas e/ou que tenham o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
As 1760 vagas são para os municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã. Antes do período de matrículas, os candidatos serão submetidos a uma prova no dia 20 de outubro e terá duração de 4 horas.
O Exame de Seleção é uma prova escrita composta por 30 questões, nas áreas de Língua Portuguesa (10), Matemática (10) e Conhecimentos Gerais (10). O conteúdo programático (o que cai na prova) pode ser consultado no anexo X do edital de abertura do processo seletivo.
No dia da prova, o candidato deverá levar um documento oficial de identificação com foto, caneta azul ou preta de tubo transparente, lápis e borracha. Serão permitidos pequenos lanches e garrafas de água transparente e sem rótulo.
O resultado sai no dia 17 de dezembro, com matrículas em janeiro e início das aulas previsto para março. O edital está disponível no link.