O CNU (Concurso Nacional Unificado), ou Enem dos Concursos, será aplicado neste domingo (18). Em Mato Grosso do Sul são 33.767 candidatos, porque 682 desistiram e pediram reembolso após o adiamento. A Universidade Católica Dom Bosco, lidera como o principal local de aplicação, com 5.864 candidatos.
O Bloco 8, para candidatos de nível intermediário, continua com o maior número de inscritos e a maior concorrência. Como não exigem diploma universitário, são cerca de mil candidatos por vaga com salários de até R$ 5,3 mil. Ao todo, são 504 vagas, 152 apenas para nível intermediário.
Os cargos são espalhados por todo Brasil, mas 9 postos têm contratação em Mato Grosso do Sul. Aqui, a oferta maior é para indigenista, ou funções relacionadas ao indigenismo, na Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), com 323.250 inscrições no Brasil.
Conforme o ministério, em MS haverá vagas específicas, como no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), nas funções de analista administrativo, analista em reforma e desenvolvimento agrário e engenheiro agrônomo. Também há vagas para Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Além da Capital, a prova também será aplicada em Corumbá, Dourados e Três Lagoas. De acordo com o MG (Ministério da Gestão e Inovação), serão 53 locais de aplicação e 1.079 salas em todo o Estado.
As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino. As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses. As outras fases são perícia médica, procedimento de verificação e procedimento de verificação documental.
Para acessar o local de prova basta entrar no site Portal Gov, neste link. Após fazer o login, é necessário clicar na Área do Candidato, depois em ‘ Local de Prova’.
Concorrência - As provas serão divididas em 8 blocos temáticos, sete deles para as vagas de nível superior. O Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública - tem 429 mil vagas, número só não maior do que o do Bloco 8, para nível intermediário, com 701 mil oportunidades. O Bloco também que tem maior relação candidato/vaga: são 1.013 inscritos para cada oportunidade aberta.
Por bloco - Se considerado o número de inscritos no estado a concorrência no bloco 1 (Infraestrutura, Exatas e Engenharias) o equivalente a 47 pessoas por vaga (727). Já no bloco 2 (Tecnologia, Dados e Informação), são 57 (597 vagas). No bloco 3 (Ambiental, Agrário e Biológicas) são 64 (530 vagas).
No 4º (Trabalho e Saúde do Servidor) o número cai para 35 (971 vagas). No quinto ( Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos cai ainda mais para 33. (1.016 vagas).
No bloco seis (Setores Econômicos e Regulação) a concorrência aumenta para 95 candidatos por vaga (359 vagas). Já no 7º ( Gestão Governamental e Administração Pública), o quantitativo fica em 19 (1.748 vaga). No último bloco (Nível Intermediário) 49 (692 vagas).
Entre os blocos que exigem diploma universitário, o 4 (Trabalho e Saúde do Servidor) tem a maior concorrência: 346 candidatos por vaga. A divulgação dos resultados preliminares aconteceu no dia 3/06. Já o resultado final foi dia 30/07. O início da convocação será no dia 5 de agosto de 2024.
O que levar - Caneta preta transparente. É recomendável que o candidato leva mais de uma caneta, pois a organização não disponibilizará nenhum material. O Ministério da Gestão recomenda levar o cartão impresso no dia da prova, apesar de não ser obrigatório, junto com o documento de identidade original, que podem ser:
RG, CPF, CNH, Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros; Cartão de identidade do trabalhador; Passaporte brasileiro; Certificado de reservista ou dispensa de incorporação (com foto);
Além disso, Carteiras funcionais do Ministério Público; Carteiras funcionais expedidas por órgão público. Documentos digitais, com foto e assinatura (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais também serão válidos.
› FONTE: CG News