Polícia Civil, por intermédio da DECAT (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) e Delegacia de Repressão aos Crimes de Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros (GARRAS),após nova denúncia, prende senhor 54 anos que, de forma reiterada já tinha sido advertido e orientado acerca do crime de poluição.
O homem teria construído uma espécie de “barraco” na calçada para que moradores de rua e usuários de entorpecentes usassem de abrigo e banheiro, bem como teria lixos acumulados em torno de sua residência.
No endereço, foi constatado que na calçada havia uma grande quantidade de resíduos (lixos), até com a presença de pedaços de animais mortos, como cabeça de peixes.
Na varanda da casa, estava o autor, onde foi solicitado que ele realizasse a abertura do portão, entretanto, quando da abertura, ele começou a se exaltar e gritar. Nesse momento, diante da situação encontrada no local (insalubridade insustentável para a saúde dos moradores da casa e dos vizinhos), foi dado voz de prisão ao mesmo, sendo ele algemado, para assegurar a sua integridade física e dos demais policiais no local, e posteriormente conduzido até unidade policial.
Na casa, estava ainda a esposa do autor e as três filhas menores de idade do casal.
Além disso foi solicitada a presença da perícia cientifica, a qual registrou toda a situação de poluição e descarte de resíduos, bem como da criação irregular de aves, como galinhas e galos.
A prisão ocorreu na última quinta-feira (15), bem como ocorreu um mutirão, com o apoio da Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos – SISEP, Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais – CCEV e Coordenadoria de Vigilância de Saúde Ambiental – CVSA, onde foi realizada a limpeza dentro e fora do imóvel, retirando os resíduos acumulados pelo homem, que poderiam causar danos à saúde humana.
Ainda na quinta-feira, foi decretada a prisão preventiva do autor.