Fumaça toma conta do céu da Capital há uma semana e deve permanecer por vários dias
O aeroporto de Campo Grande está operando por instrumentos na manhã deste sábado (14). Este é o segundo dia consecutivo que a fumaça densa da Capital atrapalha a operação visual e força os controladores e pilotos a usarem equipamentos para pousos e decolagens. Não há, também, registro de voos atrasados ou cancelados por conta da mudança.
O corredor de fumaça carregado pelos ventos a Mato Grosso do Sul e grande parte do Brasil, além das partículas de poeira suspensas no ar, devem permanecer no céu. Eles são dois dos responsáveis pelas condições ruins para respirar e enxergar que perduram há uma semana, desde a última quinta-feira (5).
Campo Grande amanheceu com 22°C e chega aos 35°C nos horários mais quentes. Já para Mato Grosso do Sul, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a frente fria avança e há possibilidade de chuva nas regiões extremo sul e sul do Estado para este sábado (14). As máximas previstas ficam na faixa de 24°C e 25°C. Nas demais regiões, as temperaturas ainda seguem elevadas, com uma leve redução quando comparadas aos dias anteriores.
No domingo, há maior probabilidade de chuva e os índices de umidade relativa do ar apresentam uma melhora, com valores acima de 40% a 50%. De acordo com o Cemtec, podem ocorrer chuvas escuras ou pretas atribuídas à elevada concentração de material particulado, como poeira e fuligem provenientes de incêndios florestais presentes na atmosfera. Isso ocorre devido a chuva que se forma acima da camada de fumaça e coleta as partículas na queda. Caso essa condição se confirme, recomenda-se que a população evite o contato com a água escura.
› FONTE: CG News