Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Sandro Azambuja mente em entrevista e justiça concede direito de resposta

Publicado em 04/10/2024 Editoria: Política


Durante entrevista ao jornalismo da Rádio América FM 100,9 em Aquidauana, o candidato a prefeito pelo Avante Sandro Azambuja faltou com a verdade ao imputar ao candidato da coligação Aquidauana no rumo certo, Mauro do Atlântico uma elevada quantidade de processos, com o nítido objetivo de que tal fato seja valorado negativamente para a sua imagem.
 
O ataque mentiroso ao candidato Mauro do Atlântico e também ao prefeito Odilon Ribeiro foi alvo de uma representação junto à Justiça eleitoral com pedido de liminar visando garantir o direito de resposta.
 
Em decisão na representação, o magistrado Dr. Juliano Baungart acolheu o pedido de liminar e determinou o direito de resposta com base no Art. 58 que determina que a partir da escolha de candidatos em convenção, é assegurado o direito de resposta a candidato, partido ou coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social.
 
Neste caso em tela, Sandro Azambuja imputa ao candidato Mauro do Atlântico elevada quantidade de processos, com o nítido objetivo de que tal fato traga prejuízos ao candidato neste pleito eleitoral de 2024. A informação é inverídica!
 
É certo que mais uma vez o candidato a prefeito pelo Avante, Sandro Azambuja apela utilizando de inverdades seja por falta de conhecimento legal ou age de forma proposital, sendo esse seu propósito de campanha. 
Na decisão da justiça, o magistrado ressalta que a afirmação sobre a quantidade de processos, de modo isolado, pode confundir o eleitorado. “Tendo em vista que a ofensa ocorreu num programa de rádio, é certo que o Mauro do Atlântico tem o direito de apresentar sua resposta no mesmo horário, programa e emissora, pelo tempo igual ao da ofensa.
 
A coligação Aquidauana no rumo certo, deve encaminhar gravação com o tempo de um minuto em mídia física para ser veiculado na programação da emissora, mas especificamente no programa do radialista Kleber Gaeta, onde ocorreu a ofensa, por parte do candidato Sandro Azambuja.
 
Além do direito de resposta já concedido pela Justiça eleitoral Sandro Azambuja ainda pode sofrer sanção financeira (multa) na conclusão da ação proposta pela coligação Aquidauana no rumo certo. 
O Ministério Público Eleitoral deve dar parecer sobre os fatos em 1 dia, de acordo com o despacho do Juiz Eleitoral Juliano Baungart.
 
Na noite de ontem, (03) durante comício no bairro Nova Aquidauana com a presença do governador Eduardo Riedel o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro confirmou que Sandro Azambuja vai responder na justiça as acusações mentirosas propagadas em rede social e que outras atitudes do candidato Sandro Azambuja que caracterizam propagação de fake News contra o candidato Mauro do Atlântico também estão sendo alvo de análise por parte do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul.