Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana inicia Campanha de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças

Publicado em 10/05/2025 Editoria: Cidade


Na manhã de ontem, sexta-feira, 09, a Prefeitura de Aquidauana realizou o lançamento oficial da Campanha “Maio Laranja”, iniciativa dedicada à conscientização e ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A campanha, que marca os 25 anos do movimento “Faça Bonito”, destaca o compromisso coletivo com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, reforçando a importância da denúncia e da prevenção como mecanismos fundamentais de proteção.

Durante todo o mês de maio, a Campanha “Maio Laranja” promoverá ações nas Escolas Municipais e CMEI’s, juntamente com as Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e Saneamento, o Conselho Tutelar e o Departamento de Trânsito, com foco na prevenção, orientação e mobilização social.

A abertura do evento foi conduzida pela psicóloga educacional Sâmela Maria Feitosa, que destacou a relevância da campanha e o papel transformador da escola como espaço de escuta, acolhimento e proteção.

Em seguida, o prefeito Mauro do Atlântico, em sua fala, reafirmou o compromisso da gestão municipal, ressaltando a responsabilidade de toda a sociedade na promoção de um ambiente seguro para os menores.

“Estamos comprometidos com essa causa tão importante. O Maio Laranja é um movimento que nos lembra da responsabilidade que temos com nossas crianças e adolescentes. Não podemos fechar os olhos para o que acontece ao nosso redor. Precisamos falar, orientar, denunciar e, principalmente, apoiar. Podem contar com o nosso apoio. Estamos juntos nessa luta para garantir um futuro mais seguro e humano para todos”, disse o prefeito.

“Nosso trabalho é cuidar das pessoas, especialmente das mais vulneráveis. A prevenção começa com informação, diálogo e ação, e esse é o nosso papel juntamente do CRAM e do CREAS”, pontuou o secretário de Assistência Social – Clériton Alvarenga.

A secretária de Educação – Wilsandra Béda ressaltou a importância da atuação em rede para garantir a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes.

“A escola é um espaço fundamental na rede de proteção. Precisamos estar atentos, preparados e comprometidos com a escuta e o acolhimento, estamos juntos nesse enfrentamento”, afirmou a secretária.

“A saúde mental e física das crianças e adolescentes está diretamente ligada à proteção contra qualquer forma de violência. A rede de saúde também é parte essencial nessa luta”, disse a secretária de Saúde e Saneamento – Sandra Calonga.

O agente de trânsito – Júlio Faria, no ato representando diretor do Departamento de Trânsito Flávio Gomes, disse que o Departamento de Trânsito está envolvido nessa campanha, levando educação nas escolas, juntamente dos pais e alunos, e ajudando no combate ao Abuso e Exploração.

Já a promotora de Justiça – Drª. Angélica de Andrade disse que o Ministério Público está de portas abertas e atuante na proteção contra a violência.

“Garantir os direitos das crianças e adolescentes é um dever legal e moral. O Ministério Público está atento e atuante na proteção contra todas as formas de violência”, concluiu a Promotora.

“A Defensoria está ao lado das vítimas, assegurando que seus direitos sejam respeitados e que cada criança e adolescente tenha acesso à justiça e à dignidade”, finalizou a Defensora Pública – Drª. Janaína de Araújo.

Encerrando o evento, foi realizada uma formação técnica conduzida pela Assistente Social do CREAS – Débora Carlos dos Santos e pela Assistente Social do TJMS – Eliane Neres, voltada aos coordenadores e diretos das Escolas Municipais e CMEI’s.

A formação reforçou orientações sobre como identificar sinais de abuso, os fluxos de encaminhamento e a importância da escuta qualificada e do acolhimento às vítimas.

Participaram do lançamento da Campanha, a coordenadora do Conselho Tutelar – Sandra Lopes, a coordenadora do CREAS – Elieli Maidana, a presidente do FUNDEB – Profª. Ana Fábia Damasceno, o presidente do CME – José Ramão, o coordenador do programa de Saúde Mental – psicólogo Everton Constantino e a psicóloga Leticia Panachuki, representando o CRAM.

 



› FONTE: Agecom