Gerson Claro lidera terceira pesquisa para deputado estadual em MS
Publicado em 15/07/2025
Editoria: Política
A corrida pelas 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) segue indefinida, mas já começa a apontar nomes mais lembrados pelo eleitorado.
É o que mostra a terceira rodada da pesquisa de intenções de voto realizada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, entre os dias 4 e 12 de julho deste ano, a pedido da Rede de Rádios Top FM.
O levantamento ouviu 3 mil eleitores com 16 anos ou mais, em 30 municípios do Estado, com margem de erro de 1,8 ponto percentual e intervalo de confiança de 95%. A sondagem foi realizada na modalidade espontânea, ou seja, os nomes não foram apresentados aos entrevistados.
Deputado Gerson Claro é o mais citado
O atual presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), lidera a pesquisa espontânea com 2,5% das menções, seguido por Paulo Corrêa (PSDB), com 2%, e Coronel David (PL), com 1,7%. O vereador Marquinhos Trad (PDT) aparece em quarto lugar com 1,5%, enquanto Pedro Caravina (PSDB) soma 1,4%.
Outros parlamentares com desempenho expressivo são Lucas de Lima (PDT), com 1,3%, Flávio Cabo Almi (PSDB), com 1,2%, e o ex-governador André Puccinelli (MDB), citado por 1,1% dos entrevistados.
Com percentuais próximos de 1% também aparecem Paulo Duarte (PSB), Ângelo Guerreiro (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Pedrossian Neto (PSD) e o secretário Marcelo Miranda (PSDB).
Voto pulverizado e alta taxa de indecisos
Apesar das diversas menções, a grande maioria dos nomes aparece com índices abaixo de 1%. Dos mais de 200 nomes citados espontaneamente, a maioria tem menos de 0,10% das intenções de voto. Isso demonstra um cenário extremamente pulverizado e de baixa definição até o momento.
O dado mais relevante da pesquisa é a alta taxa de eleitores indecisos: 75,65% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar, não responderam ou disseram que votariam em branco ou nulo.
Cenário aberto para novos nomes
A predominância de nomes já conhecidos da política estadual revela uma certa tendência de continuidade, mas o alto índice de indecisos indica que há espaço para renovação e que novas lideranças podem emergir nos próximos meses, à medida que a campanha eleitoral se intensifica e a disputa ganha visibilidade. Um dos nomes citados é o do ex-prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro.
A pesquisa serve como um termômetro inicial do cenário eleitoral de 2026 para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, mas ainda sem qualquer definição consolidada, refletindo o distanciamento do eleitorado em relação à escolha para o Legislativo estadual.
› FONTE: Instituto Ranking de Pesquisas