Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Em Brasília, Riedel participa do Prêmio Excelência em Competitividade

Publicado em 27/08/2025 Editoria: Política



Estado é um dos seis finalistas da premiação com o MS Ativo Municipalismo

 

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), está em Brasília nesta quarta-feira (27) para participar do Prêmio Excelência em Competitividade. O Estado é um dos seis finalistas da premiação criada pelo CLP (Centro de Liderança Pública) com o MS Ativo Municipalismo, que destaca políticas públicas com alto potencial de impacto nos indicadores que compõem o Ranking de Competitividade.

Este ano, o CLP recebeu 333 inscrições. Além de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba, Roraima e Espírito Santo estão concorrendo.

“O MS Ativo é um segundo momento do municipalismo. Não tem como fazer saúde, educação e assistência social se não for em uma parceria estreita com o município. É o que a gente vai mostrar. O segundo momento são os programas. E o terceiro momento, que vai ser construído a partir de agora, é o sistema de cooperação com monitoramento dos resultados por essa parceria", disse Riedel.

A iniciativa lançada em 2024 estrutura-se em três fases: captação de demandas locais, execução integrada ao Plano Plurianual e uma etapa de cooperação com indicadores estratégicos. Em seu primeiro ano, o programa firmou 192 planos de ação, com mais de 1.000 entregas executadas e R$ 600 milhões investidos em convênios.

Este ano, o governador já se reuniu com 75 prefeitos sul-mato-grossenses para discutir as demandas de cada município. Nas próximas semanas, Riedel deve se reunir com os representantes de Paranaíba, Rio Brilhante, Bandeirantes e Campo Grande.

À tarde, o governador volta a Mato Grosso do Sul para o encerramento da campanha Agosto Lilás "Por Elas, Proteção de Todos os Lados", quando será realizada a assinatura do Plano de Metas Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas, documento que será adotado pelas prefeituras de Mato Grosso do Sul. O plano estabelece diretrizes para que os municípios fortaleçam sua rede de proteção, com metas a serem incorporadas gradualmente em seus orçamentos anuais.



› FONTE: CG News