Na manhã de segunda-feira (01/09), foi realizada no gabinete do prefeito Mauro Batista (PSDB) a solenidade de sanção da Lei nº 052/2025, aprovada pela Câmara Municipal de Aquidauana. A legislação, de autoria do Executivo Municipal, autoriza a permuta do imóvel atualmente ocupado pelo SIMPRECAM (Sindicato Municipal dos Trabalhadores da Prefeitura) com uma área pertencente à Associação Pestalozzi, localizada no antigo espaço da ACENBA (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Aquidauana).
A medida representa um avanço significativo para a Pestalozzi, que há mais de quatro décadas presta um serviço essencial à população, especialmente no atendimento a pessoas com deficiência e suas famílias.
A solenidade contou com a presença de diversos vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Everton Romero (PSDB), além de Valter Neves (PP), Marquinhos Taxista (PT), Juraci Jesus (PP), Nilson Pontim (PSDB), Genivaldo Montana (PSD), Renato Bossay (PSD) e Sargento Cruz (PP).
Todos destacaram a importância do projeto e a união entre os poderes. O vereador Genivaldo Montana, 1º secretário da Mesa Diretora, afirmou que acompanhou de perto a mobilização de professores e funcionários e reconhece a importância da causa. O vereador Sargento Cruz também enfatizou: “É uma alegria e satisfação ver este sonho concretizado. Este projeto não é político, é para atender à sociedade de Aquidauana”.
Durante o evento, diversas falas emocionadas reforçaram o impacto da conquista. O vereador Nilson Pontim expressou o orgulho em fazer parte do Legislativo que ajudou a realizar um antigo sonho da Pestalozzi, agradecendo ainda à Associação Nipônica pela doação do espaço da ACENBA. Juraci Jesus parabenizou “toda a equipe da professora Mito, que todos os anos tem apresentado avanços significativos”.
Já Valter Neves fez questão de enaltecer “a sensibilidade da presidente do Sinprecam, Juciene Ribeiro, diante de um projeto tão importante para a Pestalozzi”. O vereador Marquinhos Taxista afirmou: “É um momento de gratidão! Não tem como não se sensibilizar com a causa. É uma conquista de vocês, e nós, enquanto Câmara, não poderíamos deixar de nos empenhar”. Renato Bossay também destacou a persistência histórica para que o projeto saísse do papel: “Faz pelo menos 12 anos que tentam essa permuta. Agora, com o apoio da Câmara, tratativas com o sindicato e parceria com a Prefeitura, conseguimos viabilizar”.
A parceria entre Executivo e Legislativo foi essencial para que essa conquista se tornasse realidade. A presidente do Sinprecam, Juciene Ribeiro, apoiou a iniciativa desde o início, compreendendo a importância da ação.
O presidente da Pestalozzi, Nelson Scaff, destacou que a nova área permitirá a ampliação dos atendimentos com a construção do CER (Centro Especializado em Reabilitação), clínica, escola, educação infantil e ensino fundamental (EJA), beneficiando Aquidauana, aldeias indígenas e toda a região.
Já a diretora da entidade, professora Fátima Mitue Midoguti Joia — a popular “professora Mito” — relembrou que a Pestalozzi atua há 42 anos no município, crescendo a cada ano, e que essa nova etapa abrirá ainda mais portas para a inclusão e o cuidado especializado.
“Desde o início busquei esse diálogo e tenho trabalhado com uma política de identidade que gera resultados concretos. Meus parabéns a todos os envolvidos nessa conquista, que é um marco histórico para Aquidauana e o fim de um ciclo de 12 anos de luta.”, destacou o presidente do Legislativo.
O prefeito Mauro Batista ressaltou em sua fala que: “O Poder Legislativo foi fundamental nesse processo para construir essa ponte entre a Pestalozzi e o Sindicato. É um acordo que a Câmara e a Prefeitura ajudaram a construir em prol da sociedade, das mães atípicas e de todos os pacientes que a Pestalozzi atende e vai poder atender ainda mais com a ampliação que farão na estrutura da unidade”.
Com esse gesto concreto, a Câmara Municipal de Aquidauana reafirma seu papel como agente ativo na promoção do bem-estar social e da inclusão. A união dos dois poderes — Executivo e Legislativo — demonstra que, quando há diálogo, persistência e propósito comum, é possível transformar antigos anseios da comunidade em realizações palpáveis. A conquista da Pestalozzi simboliza mais do que uma permuta: representa o fortalecimento de políticas públicas voltadas para quem mais precisa.
› FONTE: Assessoria de Comunicação da CMA