Casos de violência doméstica preocupam autoridades em Aquidauana e Miranda
Publicado em 26/09/2025
Editoria: Polícia
Em apenas três dias, PM registra ao menos cinco ocorrências graves envolvendo agressões, ameaças, descumprimento de medidas protetivas e até um evadido da Justiça
A escalada de casos de violência doméstica tem gerado preocupação entre autoridades de segurança pública em Aquidauana e região. Apenas entre os dias 23 e 25 de setembro, o 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM) atendeu cinco ocorrências envolvendo situações de agressão, ameaça, invasão de domicílio, descumprimento de medidas protetivas e até a prisão de um foragido da Justiça.
Conflito com agressões mútuas no bairro Alto
Na noite de quinta-feira (25), uma guarnição da PM foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica no bairro Alto, em Aquidauana. De acordo com o boletim, um casal – ela de 34 anos e ele de 49 – teria iniciado uma discussão que evoluiu para agressões físicas, incluindo empurrões, tentativa de enforcamento e lesões leves em ambos. Os envolvidos foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado.
Invasão, agressão e ameaça no bairro Cidade Nova
Na noite anterior, quarta-feira (24), outro caso grave foi registrado no bairro Cidade Nova. Um homem de 32 anos teria invadido a residência da ex-companheira, de 42, agredindo-a, proferindo ameaças e danificando objetos da casa. Segundo a vítima, havia um histórico recente de agressões. O suspeito foi preso em flagrante e levado à Delegacia, onde responderá por violência doméstica, invasão de domicílio, ameaça e dano ao patrimônio.
Foragido da Justiça é descoberto durante ocorrência de violência doméstica
Também no bairro Cidade Nova, na terça-feira (23), durante atendimento a outra ocorrência de violência doméstica, os policiais abordaram um homem de 44 anos, que apresentou documentação falsa. Após consulta, foi constatado que ele era evadido do sistema prisional. O suspeito foi preso e conduzido à Delegacia para as providências cabíveis.
Descumprimento de medida protetiva e lesão corporal
Ainda na noite do dia 23, uma mulher de 47 anos acionou a PM relatando que o ex-companheiro, de 49, havia invadido sua casa no bairro Cidade Nova, causando danos e a agredindo, mesmo estando sujeito a uma medida protetiva judicial. O agressor fugiu antes da chegada dos policiais. A vítima foi encaminhada para atendimento médico e formalizou a denúncia na Delegacia.
Ameaça e cárcere privado em Miranda
Fora de Aquidauana, um caso semelhante ocorreu na madrugada de terça-feira (23), em Miranda, onde a PM atendeu uma vítima de 42 anos, que relatou ter sido ameaçada e mantida em privação de liberdade pelo companheiro, de 45 anos, na Vila Santa Cruz. O suspeito foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
Autoridades em alerta
Diante da frequência e gravidade dos casos, a Polícia Militar reforça a importância das denúncias e da atuação preventiva. “Infelizmente, a violência doméstica ainda é uma realidade dura em nossa região. Estamos atentos e mobilizados para agir de forma rápida e eficaz, mas a colaboração da comunidade é essencial”, destacou um oficial do 7º BPM.
As vítimas são orientadas a procurar ajuda por meio dos canais oficiais, como o 190 (emergência da PM) e a Delegacia da Mulher, além de medidas protetivas que podem ser solicitadas via Justiça.
Rede de Atendimento à Mulher Aquidauana/MS
Defensoria Publica - Rua Assis Ribeiro, 711 - Bairro Alto. (3241-7919)
3ª Promotoria de Justiça - Rua Luiz da Costa Gomes, 544, Vila Cidade Nova. Fone (67 2020-9318)
CRAM e Coordenadoria da Mulher - Rua Pandia Calogeras, 478 - Centro
Fone (67 992881564)
Promuse PMMS (Programa Mulher Segura) - Travessa Turafentes, s/n - 7º BPM - Fone (67 99239-4429)
Secretaria de Assistência Social - Honório Simões Pires, 618 - Vila Cidade Nova. Fone (67 3240-1400 - ramal 1493)
Secretaria de Saúde - Honório Simões Pires, 618 - Vila Cidade Nova. Fone (67 3240-1400 ramal 1473)
Vitória- Orientadora Virtual - (67 3348-6657)