Ao todo, são 1.130 vagas disponíveis para o ano letivo de 2026
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) abriu processo de transferência externa para 50 cursos presenciais de graduação da instituição, com ingresso previsto para o ano letivo de 2026. Ao todo, são 1.130 vagas disponíveis, somando ampla concorrência, com 1.021 vagas e cota RMS (Residente em Mato Grosso do Sul), com 109 vagas.
Os cursos estão sendo ofertados nos seguintes municípios: Cassilândia, Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.
Conforme a universidade, o processo possibilita o preenchimento de vagas disponíveis nos cursos por estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino superior públicas ou privadas, desde que o curso de origem tenha a mesma denominação. As oportunidades contemplam ampla concorrência e também a cota destinada a moradores do Estado há pelo menos 10 anos, conforme legislação vigente.
Os interessados têm até a próxima sexta-feira (24) para realizar a inscrição, presencialmente, mediante entrega da documentação exigida, nas coordenadorias dos cursos ofertados no edital.
Entre os requisitos, o candidato precisa estar matriculado ou com matrícula trancada em sua instituição de origem, no mínimo, a partir do 3º semestre ou 2ª série do curso em 2025. Não é permitida a transferência de alunos que estejam na 1ª ou na última série dos cursos.
As vagas estão distribuídas, estão os cursos de:
Direito
Enfermagem
Psicologia
Engenharia de alimentos
Sistemas de informação
Agronomia
Letras
Pedagogia
Ciências biológicas
Dança
Teatro
Turismo
Zootecnia
Ciências econômicas
Administração pública
Matemática
Física
Química