Ontem, terça-feira (4), vereadores de Aquidauana se reuniram em Brasília com o senador Nelsinho Trad para tratar da destinação de recursos voltados ao custeio da saúde municipal.
O encontro contou com a presença do prefeito Mauro do Atlântico, que reforçou a importância do apoio da Bancada Federal de Mato Grosso do Sul para garantir o funcionamento regular dos hospitais da cidade, especialmente no final de 2025, diante do aumento dos custos e da demanda assistencial.
Os dois principais hospitais do município — Hospital Regional de Aquidauana e Hospital Ruralista — são responsáveis pelo atendimento de urgência e internação de pacientes de Aquidauana e municípios vizinhos, absorvendo grande parte dos procedimentos de média complexidade.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Everton Romero, acompanhado pelos vereadores Valter Neves, Genivaldo Montana, Ana Saravy, Fred Frank, Juraci Jesus, Marquinhos Taxista, Nilson Pontim, Reinaldo Kastanha, Renato Bossay e Sargento Cruz, explicou que o crescimento das despesas com pessoal, insumos e manutenção exige um repasse mensal médio de R$ 1 milhão apenas para o custeio das unidades hospitalares.
Além disso, a Prefeitura enfrenta a necessidade de garantir o pagamento do 13º salário dos profissionais de saúde, estimado em R$ 1,5 milhão, valor que ultrapassa a capacidade orçamentária do município neste final de exercício.
O prefeito Mauro do Atlântico reforçou que a Prefeitura reivindica recursos financeiros ainda em 2025, por meio de emendas parlamentares, para: Garantir o pagamento do 13º salário dos profissionais vinculados aos hospitais e manter o repasse mensal de custeio às unidades hospitalares, assegurando o funcionamento regular dos serviços e a continuidade do atendimento à população. “Temos o compromisso com a gestão responsável dos recursos públicos, garantindo total transparência na aplicação dos recursos recebidos”, destacou o chefe do executivo.
A iniciativa reforça a ação conjunta entre Executivo e Legislativo, com foco na manutenção da rede hospitalar e no atendimento digno à população de Aquidauana e de municípios vizinhos.
› FONTE: CMA