Aquidauana participa de projeto de cultivo de novas variedades de mandioca
Publicado em 10/11/2025
Editoria: Região
A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer/MS) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), estão desenvolvendo um projeto de fomento ao cultivo de novas variedades de mandioca — as cultivares BRS e IAC — voltado para produtores de Mato Grosso do Sul.
A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Produção, em parceria com a liderança tribal da Aldeia Lagoinha, representada pelo cacique Levison Vicente, aderiu à iniciativa e integrou o projeto. Sendo assim, na semana passada, aconteceu a primeira oficina de plantio experimental de 1 hectare das novas variedades de mandioca na Aldeia Lagoinha, sendo meio hectare de cada espécie (BRS e IAC).
A Secretaria Municipal de Produção ficou responsável pela preparação da terra, disponibilizando gradeação, maquinários, operadores, óleo diesel e o plantio das ramas, com o uso de plantadeira mecânica. O acompanhamento técnico será realizado em conjunto com a equipe da Agraer/MS. No total, dez produtores indígenas da aldeia serão os responsáveis pelo cuidado, manutenção e desenvolvimento da área plantada.
O projeto tem como principal objetivo modernizar e fortalecer a produção de mandioca no município e na região, promovendo a transferência de tecnologia e o acesso a material genético de alta qualidade, o que possibilita maior produtividade e rentabilidade para os agricultores familiares. Caso os resultados sejam positivos, a Prefeitura de Aquidauana pretende ampliar a área cultivada com essas novas variedades.
O plantio contou com a presença dos representantes da Agraer/MS — Leonardo Jung, Eduardo Aguiar e Cesar Martins —, da liderança tribal cacique Levison Vicente e do pastor Gilson Vertelino. Também participaram a professora Iara Terena, coordenadora do curso de Agrologia da Escola Estadual Indígena Pastor Reginaldo Miguel – Hoyenoo, o engenheiro agrônomo da Secretaria de Produção, Ariel Crivelare, o coordenador de Assuntos Indígenas Edvaldo Felix, além dos produtores locais Sebastião, Levi Lipu, Francisco e Ailton.
A Secretaria Municipal de Produção trabalha com ações e parcerias para incentivar práticas sustentáveis, promover a inclusão produtiva e fortalecer a agricultura familiar indígena, contribuindo para o desenvolvimento rural e econômico do município.
› FONTE: Agecom